O Colosso de Rodes!
1. - Origem e construção: - O
Colosso de Rodes foi erguido no ano 280 a.C. por Cares de Lindos, um escultor
grego, para celebrar a bem sucedida defesa da cidade de Rodes contra um ataque
de Demetrios I da Macedônia. - Era dedicada ao deus grego do sol, Hélios, e
tinha cerca de 33 metros de altura, o que a tornava a maior estátua do mundo
antigo. - Construído em ferro com placas de latão coladas para formar a pele, o
Colosso estava localizado na localidade de Rodes, na ilha grega com o mesmo
nome. 2. - Colapso e conservação: - Em 226 A.C., um terremoto causou o colapso
do Colosso, mas algumas partes foram preservadas. - Contrariamente à lenda, os
ródios não reconstruíram a estátua segundo o oráculo de Delfos.
- Juan Malalas escreveu
erradamente que Adriano a restaurou, mas não foi assim. 3. - Depois da
destruição: - No ano 653, a ilha de Rodes foi conquistada pelos árabes e,
segundo a Crônica de Teófanes o Confessor, a estátua foi completamente
destruída e os seus restos mortais vendidos. - Desde 2008, foram anunciados
planos não realizados para construir um novo Colosso no porto de Rodes, embora
a localização exata do monumento original continuasse controversa. Rodes é a
maior ilha do grupo grego do Dodecaneso, localizada no sudeste do Egeu. A ilha
teve um importante protagonismo nos assuntos gregos e mediterrânicos na Idade
do Bronze, Arcaico e Clássico, e foi especialmente próspera na época helenística.
O Colosso de Rodes continua a ser um símbolo icônico da Antiguidade e da
resistência da cidade de Rodes.
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O PODER DA CONSTRUÇÃO!!!
Na Inglaterra, não é raro ver
paredes de tijolos "onduladas" . Curiosamente, o design usa menos
tijolos do que uma parede reta. Uma parede reta que tem apenas um tijolo de
espessura não é resistente o suficiente para se segurar sozinha e pode ser
facilmente derrubada, por isso geralmente têm uma espessura de pelo menos duas
ou mais camadas de tijolos e intervalos regulares com postes verticais que
servem como contrafortes. Mas uma parede ondulada de "um tijolo"
segura-se bem sozinha devido ao suporte do arco que fornece a sua forma, que
combina parede e contraforte. Essa estrutura se chama "muro
serpenteante" ou "crinkle crankle paredes" . A forma ondulada
permite um aumento considerável do momento de inércia da secção, o que permite
reduzir as tensões causadas pelo momento flector na base.
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“"O Azul
Egípcio"
O Azul Egípcio é o pigmento artificial
mais antigo conhecido. A cor Azul tem sido ao longo da história da humanidade
uma das mais citadas, identificada por esta com a realeza e a divindade, devido
à dificuldade de sua obtenção. Os pigmentos azuis foram utilizados desde muito
antigos, mas posteriores a outros como o vermelho, o preto, o marrom ou o ocre,
mais fáceis de obter na natureza e já utilizados na arte artística. Mas o
pigmento azul mais citado veio de minerais como o lápis-lazúli, escasso e raro
e, portanto, muito caro. Os maiores depósitos de lápis-lazúli estão localizados
no Hindu Kush, no Afeganistão, onde ainda são explorados com procedimentos
muito semelhantes aos empregados há mais de 3.000 anos. Os egípcios cuidavam
dessas minas de grandes quantidades de lápis-lazúli para obter a azurita, o pó
que fornecia o pigmento azul com que adornavam suas obras artísticas. Seu preço
era tão alto que mesmo na época medieval ainda quadruplicava o ouro. É por isso
que por volta de 3.000 aC eles procuraram uma maneira de fazer seu próprio
pigmento azul. Aos poucos foram aperfeiçoando a técnica, que consistia em moer
sílica, cal, cobre e uma base alcalina e aquecê-la a 800-900 graus Celsius. O
resultado obtido é considerado o primeiro pigmento sintético da história. Os
egípcios utilizavam-no para pintar madeira, papiros e telas, colorindo
esmaltes, incrustações e vasos. Mas principalmente no campo funerário nas
máscaras, estátuas e pinturas dos túmulos, pois acreditavam que a cor azul
protegia os mortos do mal na outra vida. O exemplo mais antigo conhecido do
pigmento data de cerca de 5.000 anos atrás e foi encontrado na pintura de uma
tumba do reinado de ka-Sen, o último faraó da primeira dinastia. No novo reino
o Azul Egípcio foi utilizado abundantemente como pigmento sendo encontrado em estátuas,
pinturas de tumbas e sarcófagos.”
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O inventor da Televisão a Cores !
Guillermo González Camarena,
nascido a 17 de fevereiro de 1917 em Guadalajara, México, é conhecido como o
inventor do sistema de televisão a cores. Sua contribuição inovadora
transformou a maneira como o mundo assistia a televisão, tornando possível a
transmissão de imagens a cores e levando a experiência televisiva a um novo
patamar. Em 1940, aos 23 anos de idade, González Camarena patenteou um sistema
tricromático sequencial de campos, que utilizava as cores primárias (vermelho,
verde e azul) para criar imagens coloridas nos ecrãs de televisão. Este sistema
foi um avanço significativo em relação às transmissões a preto e branco que
predominavam na época. Em 1946, fez a primeira transmissão a cores no México,
marcando um marco na história da televisão. Seu sistema foi adotado e melhorado
posteriormente, influenciando os padrões internacionais de televisão a cores. Além
do seu trabalho na televisão a cores, González Camarena foi um prolífico
inventor e cientista, com inúmeras contribuições para a tecnologia e a
engenharia. O legado de Guillermo González Camarena permanece em cada tela de
TV a cores, destacando sua contribuição fundamental para a tecnologia de
entretenimento e a experiência visual.
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Dia Mundial do Chocolate - 7 de julho.
Não se sabe ao certo o motivo da
escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que
ela marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV.
Antigamente, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas,
civilizações originárias da América. Tomar chocolate quente, então, virou
símbolo de status para a aristocracia europeia, e o chocolate ficou popular
somente com a Revolução Industrial. Nesta data, é comum o consumo de chocolates
nas suas diversas variações. Em algumas culturas, é normal a troca de
chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data. Muitas
pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate.
Isto porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta
deliciosa iguaria. Benefícios do chocolate
Quando consumido na quantidade
certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo) traz diversos
efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo: Alivia o estresse; Combate a
ansiedade; Ajuda o raciocínio; Melhora o humor (liberação de serotonina); Fornecer
energia ao organismo; Combate a hipertensão e depressão. Nos Estados Unidos,
também é comemorado o Dia Internacional do Chocolate em 13 de setembro. Curiosidades
sobre o chocolate. Chocolate branco não é chocolate de verdade. Consiste numa
mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite. Chocolate diet não é aconselhável
para dieta, mas sim para diabéticos, já que apresenta baixo teor de açúcar. Os
brasileiros comem, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, o que faz com que
o país esteja entre os maiores mercados consumidores no mundo deste produto
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Cleópatra!
Você sabia? - Aos 17 anos,
Cleópatra tornou-se rainha do Egito e governou até os 39 anos. Poliglota, ela
falava nove línguas, incluindo egípcio antigo, parta, hebraico, medo,
troglodita, sírio, etíope e árabe. Esta proeza linguística significava que ela
poderia ler qualquer livro do mundo, garantindo-lhe acesso incomparável a uma
vasta gama de conhecimentos. Cleópatra tinha grande conhecimento em vários
assuntos, como geografia, história, astronomia, diplomacia internacional,
matemática, alquimia, medicina, zoologia, economia e muito mais. Sua
curiosidade intelectual e dedicação ao aprendizado fizeram dela uma estudiosa e
governante formidável. Apesar da destruição de muitos de seus livros no
incêndio, alguns de seus remédios fitoterápicos e dicas de beleza sobreviveram,
transmitidos através dos tempos. Sua proficiência em vários idiomas
permitiu-lhe acessar numerosos papiros que agora estão perdidos,
proporcionando-lhe uma riqueza de informações que de outra forma não estariam
disponíveis. A sua influência nas ciências e na medicina foi muito apreciada
nos primeiros séculos do cristianismo, tornando-a uma figura sem paralelo na história
da humanidade.
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NOSSA MARAVILHOSA LINGUA
PORTUGUESA!
A língua portuguesa é um dos
maiores tesouros culturais do mundo, com uma rica história e uma complexidade
fascinante. Seu uso espalhou-se por todo o globo, tornando-se uma língua
globalmente influente. A língua portuguesa não é apenas um meio de comunicação;
é uma expressão cultural, que influenciamos e que nos influencia, que nos une e
que também nos afasta. Sendo a nossa língua materna, é a língua em que
pensamos, mas, mais do que isso, é aquela em que sentimos, em que sonhamos e em
que nos emocionamos. Por ser a língua que usamos diariamente, e talvez por
julgarmos Portugal como um país pequeno, tendemos a esquecer a imensa riqueza
cultural do idioma português. E a riqueza de uma língua pode ser medida pela
inclusão e diversidade. Ao longo dos séculos a língua portuguesa foi
enriquecida por influências africanas e brasileiras. O texto abaixo é de
autoria de Rose Campos: "Os anos 1960 no Brasil geraram diversas gírias
devido às intensas mudanças culturais e sociais da época. A linguagem é uma
entidade viva, que evolui e se transforma ao longo do tempo. Na década de 1960,
o Brasil viveu um período cultural intenso, que refletiu também no uso de
gírias que, para muitos hoje, podem parecer incompreensíveis. Estas expressões
encapsulam a alma de uma época marcada por revoluções musicais, mudanças
sociais e transformações políticas. Os anos 1960 no Brasil foram marcados pelo
surgimento da Bossa Nova, a explosão do movimento Tropicália e a efervescência
da Jovem Guarda. Além disso, o contexto político da ditadura militar e a
influência de movimentos internacionais de contracultura, como o movimento
hippie, também contribuíram para o surgimento de uma linguagem própria. Boa
pinta e borogodó. “Boa pinta” e “borogodó” são exemplos perfeitos das gírias da
década de 1960. “Boa pinta” designava alguém de boa aparência, enquanto
“borogodó” referia-se a uma pessoa charmosa ou sensual. Broto e pão. “Broto”
era utilizado para descrever um jovem atraente, tanto garoto quanto garota,
enquanto “pão” era uma gíria específica para homens bonitos. Dar tábua. “Dar
tábua” significava recusar-se a dançar, uma atividade social essencial nos
encontros juvenis. Lelé da cuca. Gírias mais coloquiais e humorísticas como
“lelé da cuca” tinham seus lugares garantidos nas conversas. “Lelé da cuca” era
uma maneira divertida de dizer que alguém estava louco. Papo furado. Conversas
desimportantes eram chamadas de “papo furado”, destacando uma preocupação com a
substância e a seriedade no discurso. Fogo na roupa. A gíria “fogo na roupa”
nos anos 1960 no Brasil era usada para descrever uma situação complicada ou
desafiadora. Também poderia se referir a alguém que estava agindo de maneira
muito intensa ou criando confusão."
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