quinta-feira, 3 de setembro de 2020

NEWS / ATUALIDADES. (14-08-20)

 

A REVOLTA DA GALINHA:

Deus criou o mundo em 7 dias. No sétimo, dedicou-se ouvir as reclamações: A primeira a apresentar protestos foi a girafa: - Porra, Deus! - Que sacanagem é esta? Este meu pescoço enorme é ridículo! Calma dona Girafa! Tudo foi muito bem pensado. Com esse pescoço comprido, além de a senhora poder comer as folhas mais tenras, do alto das árvores, vai poder perceber a aproximação do inimigo antes dos outros animais, e assim se defender. A girafa ouviu as explicações e ficou convencida de que Deus, afinal, tivera uma boa ideia. Logo depois entrou o elefante, injuriado: - Puta Merda, Deus! - Eu sou enorme de gordo e tenho esta tromba toda na minha cara. Isto é sacanagem! Deus, pacientemente, explicou: - Com esse tamanho todo, nem o Leão, que é o rei da selva, terá coragem de te enfrentar e, além do mais, graças a essa tromba, você é o único animal que pode tomar banho de chuveirinho...O elefante ponderou e chegou à conclusão que Deus tinha razão. O terceiro bicho da fila era a galinha, que já entrou metendo o pé na porta:- Não quero saber de explicações! - Ou aumenta o rabo, ou diminui o ovo!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você que é de signo de Aquário ou conhece alguém de Aquário já parou para pensar nos elementos que influenciam diretamente no seu comportamento ?  Bom, eu vou te contar! Eu não sei se você sabe, mas a pessoa de aquário mostra-se sempre muito criativa, idealista e por vezes rebelde e muito apressada…

E o elemento primordial que rege o signo de Aquário é o de ar  E apesar deste elemento ser o mais latente para quem é desse signo, ele precisa ser equilibrado com os outros, pois nós e tudo o que existe no mundo é composto pelos 4 elementos: ÁGUA - TERRA - FOGO – AR  E cada um deles influencia diretamente nos seus pensamentos, nas suas emoções e no seu comportamento… Se você quer entender mais sobre isso e descobrir como o SEU sistema funciona, como o universo e as leis da manifestação agem na sua vida. Você que é de signo de Aquário ou conhece alguém de Aquário já parou para pensar

nos elementos que influenciam diretamente no seu comportamento ? Bom, eu vou te contar!  Eu não sei se você sabe, mas a pessoa de aquário mostra-se sempre muito criativa, idealista e por vezes rebelde e muito apressada…E o elemento primordial que rege o signo de Aquário é o de ar  E apesar deste elemento ser o mais latente para quem é desse signo, ele precisa ser equilibrado com os outros, pois nós e tudo o que existe no mundo é composto pelos 4 elementos: ÁGUA - TERRA - FOGO – AR E cada um deles influencia diretamente nos seus pensamentos, nas suas emoções e no seu comportamento…Se você quer entender mais sobre isso e descobrir como o SEU sistema funciona, como o universo e as leis da manifestação agem na sua vida.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*O caminho de volta...* 

 Vale a pena ler, enquanto é tempo!!! Vi a *placa de retorno* e estou assim, procurando o caminho de volta... "Já estou voltando. Só tenho 50 anos e já estou fazendo o caminho de volta. Até o ano passado eu ainda estava indo... Indo morar no apartamento mais alto, do prédio mais alto, do bairro mais nobre. Indo comprar o carro do ano, a bolsa de marca, a roupa da moda. Claro que para isso, durante o caminho de ida, eu fazia hora extra, fazia serão, fazia dos fins de semana eternas segundas-feiras. Até que um dia, meu filho quase chamou a babá de mãe! Mas, com quase cinquenta, eu estava chegando lá. Onde mesmo? No que ninguém conseguiu responder. Eu imaginei que quando chegasse lá, ia ter uma placa com a palavra *fim*. Antes dela, avistei a placa de *retorno* e, nela mesma, dei meia volta. Comprei uma casa no campo (maneira chique de falar, mas ela é no meio do mato mesmo). É longe que só a gota serena! Longe do prédio mais alto, do bairro mais chique, do carro mais novo, da hora extra, da babá quase mãe. Agora tenho menos dinheiro e mais filho. Menos marca e mais tempo. E não é que meus pais (que quando eu morava no bairro nobre me visitaram quatro vezes em quatro anos), agora vêm pra cá todo fim de semana? E meu filho anda de bicicleta, eu rego as plantas e meu marido descobriu que gosta de cozinhar (principalmente quando os ingredientes vêm da horta que ele mesmo plantou). Por aqui, quando chove, a Internet não chega. Fico torcendo que chova, porque é quando meu filho, espontaneamente (por falta do que fazer mesmo), abre um livro e, pasmem, lê. E no que alguém diz: "a internet voltou!", já é tarde demais, porque o livro já está melhor que o Facebook, o Instagram e o Snapchat juntos. Aqui se chama "aldeia" e tal qual uma aldeia indígena, vira e mexe eu faço a dança da chuva, o chá com a planta, a rede de cama. Aos domingos, converso com os vizinhos. Nas segundas, vou trabalhar, contando as horas para voltar... Aí eu me lembro da placa *retorno* e acho que nela deveria ter um subtítulo que diz assim: *"retorno – última chance de você salvar sua vida!"* Você, provavelmente, ainda está indo. Não é culpa sua. É culpa do comercial que disse: "Compre um e leve dois". Nós, da banda de cá, esperamos sua visita. Porque sim, mais dia menos dia, você também vai querer fazer o caminho de volta..." CUIDE DO SEU TEMPO, CUIDE DA SUA FAMÍLIA E DOS AMIGOS. Que possamos encontrar a *placa de retorno* e valorizar o que realmente é importante!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REGRAS DO FUTEBOL DE RUA DE ANTIGAMENTE!

(1) Os dois melhores não podem estar no mesmo time. Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times.

(2) Ser escolhido por último é uma grande humilhação. (3) Um time joga sem camisa e o outro com camisa. (4) O pior de cada time vira goleiro, a não ser que tenha alguém que goste de agarrar. (5) Se ninguém aceita ser goleiro, adota-se um rodízio: cada um agarra até sofrer um gol. (6) Quando tem um pênalti, sai o goleiro ruim e entra um bom só para tentar pegar a cobrança. (7) Os piores de cada lado ficam na zaga. (8) O dono da bola joga no mesmo time do melhor jogador. (9) Não tem juiz. (10) As faltas são marcadas no grito: se você foi atingido, grite como se tivesse quebrado uma perna e conseguirá a falta. (11) Se você está no lance e a bola sai pela lateral, grite " é nossa" e pegue a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplica ao "escanteio"). (12) Lesões como arrancar a tampa do dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras são normais. (13) Quem chuta a bola para longe tem que buscar. (14) Lances polêmicos são resolvidos no grito ou, se for o caso, na pancada. (15) A partida acaba quando todos estão cansados, quando anoitece, ou quando a mãe do dono da bola manda ele ir pra casa, ou aquela vizinha que prende a bola que caiu na casa dela ou corta a bola. (16) Mesmo que esteja 15 x 0, a partida acaba com "quem faz, ganha". (17) rua de baixo contra rua de cima valendo garrafa de coca-cola.... (18) se chover forte, certamente haverá futebol. O famoso grito "paroooou" qdo vinha carro ou uma mulher grávida/com criança passava perto da pelada.

Lembrou tua infância!!?? Então fostes uma criança normal... Velhos tempos que ñ voltam mais

Dessa forma foi minha infância ```

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA*

Este poema bonito é para aqueles que têm 50 anos ou mais, mas hoje é um luxo para todos!.

Contei meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que o que eu vivi até agora. Eu me sinto como aquela criança que ganhou um pacote de *doces*; O primeiro comeu com prazer, mas quando percebeu que havia poucos, começou a saboreá-los profundamente. Já não tenho tempo para reuniões intermináveis ​​em que são discutidos estatutos, regras, procedimentos e regulamentos internos, sabendo que nada será alcançado. Não tenho mais tempo para apoiar pessoas absurdas que, apesar da idade cronológica, não cresceram. Meu tempo é muito curto para discutir títulos. Eu quero a essência, minha alma está com pressa ... Sem muitos *doces* no pacote ...Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas. *Que sabem rir dos seus erros*. Que não ficam inchadas, com seus triunfos. Que não se consideram eleitos antes do tempo. Que não ficam longe de suas responsabilidades. Que defendem a dignidade humana. E querem andar do lado da verdade e da honestidade. O essencial é o que faz a vida valer a pena. *Quero cercar-me de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas* ...*Pessoas a quem os golpes da vida, ensinaram a crescer com toques suaves na alma* Sim ... Estou com pressa ... Estou com pressa para viver com a intensidade que só a maturidade pode dar. Eu pretendo não desperdiçar nenhum dos *doces* que eu tenha ou ganhe... Tenho certeza de que eles serão mais requintados do que os que comi até agora. *Meu objetivo é chegar ao fim* satisfeito e em paz com meus entes queridos e com a minha consciência. Nós temos duas vidas e a segunda começa *quando você percebe que você só tem uma*...(Não sei quem é o Autor, mas está de parabéns !)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOTAQUES BRASILEIROS

O "R" caipira do interior de SP, MT, MG, PR e SC deve-se aos indígenas que aqui moravam não conseguiam falar o "R" dos portugueses, não havia o som dessa letra em muitos dos mais de 1200 idiomas da região. Então na tentativa de se pronunciar o R, acabou-se criando essa jabuticaba brasileira, que não existe em Portugal. A isso também se deve o fato de muitas pessoas até hoje em dia trocarem L por R, como em farta (falta) e frecha (flecha). Com a chegada de italianos à SP o sotaque do paulistano incorporou o R vibrante atrás dos dentes, porta como "porita", e em alguns casos até incorporando mais Rs: carro como "caRRRo", se quem fala for de Mooca, Brás e Bexiga, bairros com bastante influência italiana.

O R falado no RJ deve-se ao fato de que quando a Corte portuguesa pisou aqui, a moda era falar o R como dos franceses, saindo do fundo da garganta, como: "PaRRRRi". A elite carioca tratou de copiar a nobreza, e assim, na contramão do R caipira e 100% brasileiro, o importou seu som de R dos franceses. Do mesmo modo a Realeza trouxe o "S" chiado dos cariocas. As regiões Norte e Sul receberam a partir do século XVII imigrantes dos Açores e ilha da Madeira, lugares onde o S também vira SH. Viviam mais de 15 mil portugueses no Pará, 4ª maior população portuguesa no Brasil à época, o que fez os paraenses também incorporarem o chiado. Já Porto Alegre misturava indígenas, portugueses, espanhois e depois alemães e italianos, toda essa mistura resultou num sotaque sem chiamento. Curitiba recebeu muitos ucranianos e poloneses, a falta de vogais nos idiomas desses povos acabou estimulando uma pronúncia mais pausada de vogais como o E, para que se fizessem entender, dando origem ao folclórico "leitE quentE". Em Cuiabá e outras cidades do interior do Mato Grosso preservou-se o sotaque de Cabral, não sendo incomum os moradores falando de um "djeito diferentE". Os portugueses que se instalaram ali vieram do norte de Portugal e inseriam T antes de CH e D antes de J. E até "hodje os cuiabanos tchamam feijão de fedjão". Junto com os 800 mil escravos também foram trazidos seus falares, e sua influência que perdura até hoje em se comer o R no final das palavras: Salvadô, amô, calô e a destruição de vogal em ditongos: lavôra, chêro, bêjo, pôco, que aparece em muitos dialetos africanos. A falta de plurais, o uso do gerúndio sem falar o D (andano, fazeno), a ligação de fonemas em som de z (ozóio, foi simbora) e a simplificação da terceira pessoa do plural (disséro, cantaro) também são heranças africanas. do livro "Mapa Linguístico do Brasil" de Renato Mendonça e da Superinteressante desse mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares