segunda-feira, 19 de junho de 2023

NEWS / ATUALIDADES. (16-06-23).

 POR QUANTO TEMPO DEVEMOS GUARDAR DOCUMENTOS ? (Para não termos problemas depois)

Os prazos variam de 1 a 35 anos conforme as regras do Código Civil brasileiro, código tributário nacional e legislação previdenciária. Os documentos podem ser necessários no caso de uma reclamação do credor, problema judicial ou aposentadoria. - Confira abaixo por quanto tempo devem ser guardados os seguintes documentos: a.) Notas fiscais: Tratando-se de empresas, o direito do fisco cobrar tributos sobre a emissão de uma nota fiscal prescreve em cinco anos. No caso do consumidor final, este deve guardar as notas fiscais pelo menos até a validade da garantia dada pelo fornecedor do produto ou serviço. O ideal, seria guardar a nota durante toda a vida útil do produto ou enquanto o serviço for prestado, pois, o prazo de reclamação começa a ser contado a partir do momento que aparece o defeito oculto do produto; - b.) Recibos e demais documentos relativos a Impostos e tributos em geral: Determina o Código tributário nacional: Cinco anos. Contados do primeiro dia útil do ano seguinte ao do pagamento (inclui imposto de renda e Carnê Leão). O IPTU deverá ser guardado por pelo menos 5 anos (a Prefeitura poderá emitir um relatório das últimas guias quitadas); - c.) Carteira de trabalho, recibos de salários e demais documentos previdenciários: Teoricamente o trabalhador deve guardar os documentos relativos ao seu vínculo empregatício por toda carreira profissional, isto é, aproximadamente trinta e cinco anos, pois eles podem ser exigidos na aposentadoria. Porem a própria previdência e as empresas também deveriam, em tese, manter esta documentação, o que liberaria os trabalhadores deste ônus; - d.)    Recibos e contrato de aluguel: cinco anos; - e.) Contas de água, luz, telefone e gás: Por precaução, deve-se guardar os comprovantes de pagamento por um ano; - f.) Convênio médico e planos de saúde: Vinte anos. Este é o prazo de prescrição para exigir a devolução de eventuais pagamentos indevidos como casos de aumentos abusivos; - g.) Contratos de compra e/ou escrituras de imóveis: O consumidor deve guardar por vinte anos todos os papeis ou comprovantes do negócio. - h.) Mensalidade escolar: Um ano. O consumidor pode utilizar os pagamentos mensais para discutir e comprovar as formas de reajuste utilizadas por faculdades e escolas. Porém, se as mensalidades forem declaradas no I. de Renda, com o objetivo de dedução, é necessário guardar estes recibos por cinco anos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARA ENTENDER DE UMA VEZ POR TODAS.

“Esta vida é um teste, - É só um teste, - Se fosse de verdade, você teria recebido mais instruções sobre onde ir, e o que fazer, - Por isso, não se preocupe em ficar ganhando coisas, - Quando você for, não vai carregar nada – Então, aproveite, viva !

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APRENDÍ :

05 Anos : Aprendi que peixinhos dourados não gostam de gelatina. - 06 Anos : Aprendi que não dá para esconder brócolis no copo de leite. - 08 Anos : Aprendi que meu pai pode dizer um monte de palavras que eu não posso. - 09 Anos : Aprendi que minha professora sempre me chama quando eu não sei a resposta.
- 11 Anos : Aprendi que os meus melhores amigos são os que sempre me metem em confusão. - 12 Anos Aprendi que, se tenho problemas na escola, tenho mais, ainda, em casa. - 13 Anos : Aprendi que quando meu quarto fica do jeito que quero, minha mãe manda eu arrumá-lo. - 14 Anos : Aprendi que não se deve descarregar suas frustrações no seu irmão menor, porque seu pai tem frustrações maiores e mão mais pesada. - 25 Anos : Aprendi que nunca devo elogiar a comida de minha mãe, quando estou comendo alguma coisa que minha mulher preparou. - 29 Anos : Aprendi que se pode fazer, num instante, algo que vai lhe dar dor de cabeça a vida toda. - 35 Anos : Aprendi que quando minha mulher e eu temos, finalmente, uma noite sem as crianças, passamos a maior parte do tempo falando delas. - 37 Anos : Aprendi que casais que não têm filhos, sabem melhor como você deve educar os seus. -  40 AnosAprendi que é mais fácil fazer amigos do que se livrar deles. - 42 Anos : Aprendi que mulheres gostam de ganhar flores, especialmente sem nenhum motivo.- 43 Anos : Aprendi que não cometo muitos erros com a boca fechada. - 44 Anos : Aprendi que existem duas coisas essenciais para um casamento feliz: contas bancárias e banheiros separados. - 45 Anos : Aprendi que a época que preciso, realmente, de férias é justamente quando acabei de voltar delas. - 46 Anos : Aprendi que você sabe que sua esposa o ama, quando sobram dois bolinhos e ela pega o menor. - 47 Anos : Aprendi que nunca se conhece bem os amigos, até que se tire férias com eles. - 48 Anos : Aprendi que casar por dinheiro é a maneira mais difícil de conseguí-lo. - 49 Anos : Aprendi que você pode fazer alguém ganhar o dia, simplesmente, mandando-lhe um pequeno cartão. - 50 Anos : Aprendi que a qualidade de serviço de um hotel é diretamente proporcional à espessura das toalhas. - 51 Anos : Aprendi que crianças e avós são aliados naturais.que o objeto mais importante de um escritório é a lata de lixo. - 57 Anos : Aprendi que é legal curtir o sucesso, mas não se deve acreditar muito nele. - 63 Anos : Aprendi que não posso mudar o que passou, mas posso deixar pra lá. - 64 Anos : Aprendi que a maioria das coisas com que me preocupo nunca acontecem. -  66 Anos : Aprendi que todas as pessoas que dizem que "dinheiro não é tudo", geralmente, têm muito. - 67 Anos : Aprendi que se você espera se aposentar para começar a viver, esperou tempo demais. - 72 Anos : Aprendi que quando as coisas vão mal, eu não tenho que ir com elas. – 88 Anos – Aprendi que amei menos do que deveria – 90 Anos :  Aprendi que tenho muito a aprender !

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEMBRANDO QUE OS HOMENS, -  SOMOS NÓS !

Um homem colocou nos classificados: - "Procura-se esposa". No dia seguinte ele recebeu centenas de cartas. Todas diziam a mesma coisa: - "Pode ficar com a minha". - O filho pergunta para o pai: "Papai, quanto custa para casar?" E o pai responde: "Não sei, filho, ainda estou pagando". - O filho: - "Pai, é verdade que em algumas partes da África o homem não conhece sua esposa até casar com ela ?". O pai: - "Aqui também é assim, filho". - Um casal estava discutindo sobre as finanças. O marido explodiu e falou: - "Se não fosse pelo meu dinheiro, essa casa não estaria aqui." A mulher respondeu: - "Querido, se não fosse pelo seu dinheiro, EU não estaria aqui" - Uma mulher estava conversando com uma amiga: - "Fui eu que fiz o meu marido milionário". - "E o que seu marido era antes?" - pergunta a amiga. A mulher responde: - "Bilionário". - Um homem estava reclamando com um amigo: - "Eu tinha tudo - dinheiro, uma casa bonita, um carro esporte, o amor de uma linda mulher, e então...tudo acabou. - "O que aconteceu?" perguntou seu amigo. - "Minha mulher descobriu...". - Um homem entra em sua casa correndo e grita para a sua mulher: - "Marta, arrume as suas coisas. Eu acabei de ganhar na loteria!" Marta responde: - "Você acha melhor que eu leve roupas para frio ou calor?"  O homem responde: - "Leve tudo, você vai embora". Não falo com a minha esposa há mais de um ano - Por que? - pergunta um amigo - Porque não gosto de interrompe-la... Pense bem: se não fosse pelo casamento, os homens  viveriam pensando que eles nunca erraram. Pessoalmente, eu acho que uma das melhores coisas do casamento é que, como pai e marido, posso dizer o que quiser pela casa. e claro que ninguém presta a mínima atenção... - Um homem bem sucedido é o que faz mais dinheiro do que sua mulher pode  gastar. Uma mulher bem sucedida e a que encontra esse tipo de homem. - Um homem disse que seu cartão de credito foi roubado, mas ele decidiu não avisar a policia porque o ladrão estava gastando menos que a sua mulher. A melhor maneira de lembrar o aniversário da sua mulher, para sempre é esquecer uma vez. O primeiro cara (todo orgulhoso): - "Minha mulher é um anjo!" O segundo cara: - "Você tem sorte, a minha ainda esta viva".

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBRA DE ARTE :  - Sua vida !!!

 - Deus não nos rogou uma praga para você ser tímido, distraído ou confuso, - Ele lhe proporcionou todas as ferramentas para você completar sua criação – Perguntado sobre como era criar uma obra de arte, Michelangelo respondeu : “Dentro da pedra já existe uma obra de arte, eu apenas tiro o excesso do mármore.” – Dentro de você já existe uma linda obra de arte, a mais bela do universo, uma vida humana, - Seu grande desafio é retirar o excesso de mármore e completá-la, - Nós somos os artistas da nossa criação, - A grande verdade é que você é a pessoa que escolhe ser, - Todos os dias você decide se continua do jeito que é, ou muda, A grande glória do ser humano, é poder participar de sua auto-criação, para isso, Deus nos deu o livre arbítrio, - (Texto original de Roberto Shinyashiki, com acréscimos nossos)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PENSAMENTOS INTERESSANTES :

1) Você não é completamente inútil, pelo menos serve de mau exemplo, - 2) Se você não é parte da solução, é parte do problema, 3) Errar é humano, mas achar em quem colocar a culpa é mais humano ainda, 4) O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe, 5) Quem sabe, sabe, quem não sabe, é o chefe, 6) Existe um mundo melhor, mas é caríssimo, 7)Há duas palavras que abrem muitas portas, puxe e empurre, 8) Não leve a vida tão a sério,  - Afinal...você não sairá vivo dela !!!,

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ORAÇÃO DOS SIGNOS – Antes de dormir !

ÁRIES : (21/3 a 19/4) : “Querido Deus ! dê-me PACIENCIA, - E eu a quero AGORA !”, - TOURO : (20/04 a 20/05) : “Deus, por favor, ajude-me a aceitar MUDANÇAS em minha vida, mas... NÃO AGORA !” – GÊMEOS (21/05 a 20/06) : “Hei Deus...(Ou será Deusa ?)...Quem é você ? ... O que você é ? ...Onde está você ? ...Quantos de você há ?... Eu não posso te imaginar ! “ – CANCER (21/06 a 22/07) : “Querido papaizinho, sei que eu não deveria depender tanto de você, mas você é a única pessoa com quem eu posso sempre contar, enquanto meu seguro cobertor está sendo lavado.” – LEÃO (23/07 a 22/08) – “ Oi  Papi ! Eu posso apostar como você está realmente orgulhoso em ter a mim como seu filho querido !“ – VIRGEM (23/08 a 22/09) – “ Querido Deus, por favor faça do mundo um lugar melhor, e não o destrua como você fez da última vez.” – LIBRA ( 23/-9 a 22/10) – “ Querido Deus, eu sei que eu deveria tomar minhas decisões sozinho. – Mas por outro lado, o que VOCÊ acha ? “ – ESCORPIÃO ( 23/10 a 21/11) – “ Querido Deus ajude-me a perdoar meus inimigos, mesmo que os CRÁPULAS não mereçam” – SÁGITÁRIO (22/11 a 21/12) – “ OH ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, CONSCIENTE, TODO AMOROSO, TODO PODEROSO, ONISCIENTE, ETERNO DEUS, SE EU LHE PEÇO UMA VEZ, ESTOU PEDINDO CENTENAS DE VEZES, AJUDE-ME A PARAR DE EXAGERAR !” – CAPRICÓRNIO (22/12 a 19/01) – “ querido pai, eu estava indo rezar mas acho que devo descobrir as coisas por mim mesmo – Obrigado de qualquer forma !” – AQUARIO (20/01 a 18/02) – “ Oi Deus ! Alguns dizem que você é homem. Outros dizem que você é mulher – Eu digo que todos nós somos Deus. – Então, por que rezar ? Vamos fazer uma festa !” – PEIXES (19/02 a 20/03) – “ Pai Celestial, enquanto eu me preparo para consumir este último quinto de scotch para esquecer minha dor e meu sofrimento, possa meu embriagamento servir para aumentar sua Honra e gloria, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares