sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

NEWS / ATUALIDADES. (27-01-23).

 LEMBRANDO CONRADO  -  QUE FALTA NOS FAZ UM GRANDE AMIGO! (literalmente)

Quando aqui aportei em 1977, na segunda semana, fui conhecer Itaituba, a capital do ouro, onde mais de 300 aviões decolavam diariamente para os garimpos. E lá chegando após dar umas voltas pela cidade, entrei em uma compra de ouro para ver como era separado e fundido o precioso metal. - Fui recebido por um jovem gaúcho de grandes bigodes, estilo “ mexicano”, de sorriso fácil, muito atencioso, que não largava de seu cigarro. Mostrou-me todo o processo, além de ensinar-me como distinguir o ouro bom do ouro ruim (fraco), convidando-me após duas horas de conversa fraterna, para almoçar com ele e mais alguns amigos que lá residiam. No dia seguinte, a seu convite, fomos para o garimpo em um de seus aviões, onde mostrou-me todo o processo de campo, na pesquisa e lavra do ouro. Foi um grande empresário da mineração em Itaituba, possuindo aviões, caminhões, minas de lavra, compras de ouro, e muita gente a seu serviço. Porém, mesmo na riqueza, nunca perdeu seu jeito bonachão e tranquilo de ser. - Começava ali, uma grande amizade que duraria por mais de 30 anos, eu perturbando-o sempre, para que largasse do cigarro, e quando ele distraído, eu dava um peteleco na ponta do mesmo, arrancando-lhe as brasas, o que o deixava louco, dizendo-me que não perturbasse, e toda vez, eu fazendo a mesma coisa, e ele escondendo o cigarro de mim. Eu e Helena, minha esposa, conhecemos depois, sua esposa Bethânia, o que mais ainda nos aproximou, pois ambas se tornaram amigas fraternas, irmãs.  Meu amigo era exímio churrasqueiro, assando qualquer carne com maestria, falava pouco, escutava muito, e fumava mais ainda. Eram quatro, talvez cinco carteiras por dia, ultimamente, acordando as vezes até de madrugada, para dar mais uma tragada. - Eu de brincadeira, lhe avisava que se não parasse de fumar, que não me chamasse para carregá-lo, quando batesse as canelas com seus 130 kg, para a última morada, já que ele estava fazendo muito gosto se envenenando com aquela porcaria do cigarro. Eu já era muito cismado, pois o tabaco, já levara meu pai, um homem de 1,94m, forte como um touro, que morrera repentinamente, com câncer de pulmão. Não queria, não gostaria, que um amigo querido, tivesse o mesmo fim.  Mas infelizmente, não levei meu amigo a sua última morada, pois estava em Uberlândia, Minas Gerais, enterrando meu velho Salem, que morrera uma semana antes, quando soube que Conrado tivera um infarto fulminante, e falecera em Santarém. - Os dois devem ter chegado juntos a porta de São Pedro, ele talvez se informando pelo caminho, onde poderia comprar uns dez maços de cigarro para aguentar até seu novo lar, vai que lá não tem nenhum buteco que venda os mesmos. Que Deus o tenha acompanhado meu velho amigo, eu acompanhei-o em pensamento, e carreguei a alça de seu caixão sim. Que a tristeza que trago no coração, hoje lembrando de sua alegria, seja abatida pela sua inefável vontade de viver, pois como você sempre dizia, “ Eu trinco, mas não quebro”. – Meu querido amigo Conradão - “El fumante”, que Deus o Abençoe, dê conforto a sua família e a todos nós, pela saudade de tua ausência!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OS TRES FILTROS DE SÓCRATES!

Na antiga Grécia Sócrates tinha uma grande reputação de sabedoria. Um dia veio alguém encontrar o grande filósofo e disse-lhe: - Você sabe o que eu acabei de ouvir sobre o seu amigo? - Espere um pouco - respondeu Sócrates - antes que você me conte, eu gostaria de fazer um teste com você, o dos três filtros. - Os três filtros? - Sim,- continuou Sócrates - antes de contar qualquer coisa sobre os outros, é bom tirar o tempo de filtrar o que se quer dizer. Eu chamo de teste dos três filtros. O primeiro filtro é a verdade. Já verificou se o que vai me dizer é verdade? - Não, eu só ouvi. - Muito bem. Então você não sabe se é verdade. Continuamos com o segundo filtro, o da gentileza. O que você quer me dizer sobre o meu amigo, é algo bom? - Ah, não!

Pelo contrário. - Então - questionou Sócrates - você quer me contar coisas ruins sobre ele e você nem tem certeza se elas são verdadeiras. Talvez você ainda possa passar no teste do terceiro filtro, o da utilidade. É útil que eu saiba o que você vai me dizer sobre esse amigo? - Não, nada sério. - Então - concluiu Sócrates - o que você ia me contar não é nem verdade, nem bom, nem útil; porque então você queria me dizer? Melhoremos a nossa vida!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como se perde a vida?

A vida é perdida de muitas maneiras...Perde-se quando você quer viver a vida dos outros e não a sua. Perde-se criticando os erros dos outros e não melhorando os seus. Perde-se quando você se arrepende a cada momento por ter falhado e não busca soluções para poder ter sucesso. Perde-se quando você passa seu tempo invejando os outros. E não se superando. Perde-se quando você se concentra apenas nas coisas negativas, e não valoriza as coisas boas. A vida NÃO se perde quando se deixa de respirar, a vida se perde quando não é apreciada.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Os Sete Sapatos Sujos"

Não podemos entrar na modernidade com o actual fardo de preconceitos. À porta da modernidade precisamos de nos descalçar. Eu contei ”Sete Sapatos Sujos” que necessitamos deixar na soleira da porta dos tempos novos. Haverá muitos, mas eu tinha que escolher o sete, é um número mágico: Primeiro sapato: A ideia de que os culpados são sempre os outros e nós somos sempre vítimas; Segundo sapato: A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho; Terceiro sapato: O preconceito de que quem critica é um inimigo; Quarto sapato: A ideia de que mudar as palavras muda a realidade; Quinto sapato: A vergonha de ser pobre e o culto das aparências; Sexto sapato: A passividade perante a injustiça; Sétimo sapato: A ideia de que para sermos modernos temos que imitar os outros. - Mia Couto.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ESTUPIDEZ!

Estupidez é saber a verdade, ver a verdade, mas mesmo assim, acreditar na mentira!!! – E em nosso País, milhões são assim, ...isso se chama idiotice, ou até mesmo, ... fanatismo!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE TEM NA TUA XICARA DE CAFÉ?

"Tu vais andando com a tua xícara de café... E, de repente, alguém te empurra fazendo com que tu derrames café por todo o lado. Por que tu derramaste o café? Porque alguém me empurrou! *— Resposta errada!* Derramaste o café porque tinhas café na caneca. Se tu tivesses chá, terias derramado chá. O que tu tiveres na xícara é o que vai se derramar. Portanto, quando a vida te sacode, o que tiveres dentro de ti vai derramar.

Tu podes ir pela vida fingindo que a tua caneca é cheia de virtudes, mas quando a vida te empurrar, tu vais derramar o que na verdade existir no seu interior.  Sempre sai a verdade à luz. Então, terás que perguntar a si mesmo. *— O que há na minha caneca? - Quando a vida ficar difícil, o que eu vou derramar? Alegria... Agradecimento... Paz... Bondade... Humildade? Ou Raiva... Amargura... Palavras ou reações duras? *Tu escolhes! - Agora, trabalha em encher a tua caneca com Gratidão, Perdão, Alegria, Palavras positivas e amáveis, Generosidade e Amor para os outros. - *Pelo que estiver na tua caneca, tu serás responsável.*E, olha que a vida sacode. Às vezes, sacode forte. Sacode mais vezes do que podemos imaginar!"  *"Tu és o responsável pelo que tem na tua xícara! O que tem nela?"*  filósofo Mário Sérgio Cortella

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUERER MAIS !

Uns queriam um emprego melhor, outros, só um emprego; Uns queriam uma refeição mais farta, outros, só uma refeição; Uns queriam a vida mais amena, outros, apenas viver; Uns queriam pais esclarecidos, outros, ter pais; Uns queriam ter olhos claros, outros, enxergar; Uns queriam ter voz bonita, outros, falar; Uns queriam silencio, outros, ouvir; Uns queriam sapato s novos, outros ter pés; Uns queriam carro, outros, andar; Uns queriam o supérfluo, outros, apenas o necessário. (CHICO XAVIER) . Há dois tipos de sabedoria, a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe, a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida. A sabedoria superior tolera, a inferior julga. A superior alivia, a inferior culpa. A superior perdoa, a inferior condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar. Que possamos estar sempre atentos aos sinais e saber o que realmente se faz necessário. - A vida é um conjunto de experiências para serem apreciadas, usufruídas, e não apenas, sobrevividas!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COISAS QUE SÓ AS MULHERES SABEM O SIGNIFICADO:

Aliança: Garantia financeira; -  Amante:  Homem que faz tudo aquilo que o marido nunca faz; -  Amor impossível: Um pretendente pobre; -  Batom: Poderosa arma feminina que deixa marcas fatais; -  Bolsa: Membro essencial no funcionamento do corpo feminino; -  Cansaço: Vontade de ficar sozinha; -  Carteira: Principal órgão masculino; -  Certeza: Quase certeza; -  Confiança: Ação incompatível com os homens; - Dor de cabeça: Falta de vontade; -  Extravasar: Galinhar; -  Falta de atenção: Falta de presentes; -  Fracasso: Perder um homem para uma mulher mais magra; -  Gravidez: Investimento a longo prazo. - Minutos: Horas. Principalmente antes de sair; -  Maquiagem: Realce da beleza natural e disfarce de feiúra original; -  Meia calça: Camada de acabamento das pernas; - Namorado: Desculpa usada para despistar homens indesejados; - Nunca: Por enquanto não...; -  Pílula: Medicamento usado no momento certo e suspenso no momento oportuno; - Problemas conjugais: Ausência de orgasmo; -  Satisfação: Verbete desconhecido no dicionário feminino; - Seios: Sinônimo de maçaneta, pois também abrem muitas portas; - Talvez: Sim; - Terapia de grupo: Shopping com as amigas; - Valorização: Flores no dia seguinte; - Sexo alternativo: quando for para ganhar um marido,...ou mudar de marido; - Amante bombado: Incentivo para fazer ginástica; - Felação completa: Carro novo; - Sexo todo dia: viagem com compras a Nova York; - Ficar calada:  Caro,... muito caro!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CANTADA NO DESERTO !

Um beduíno da península do Sinai — que fica entre Egito e Israel — foi condenado a pagar 40 camelos por ter paquerado uma mulher pertencente a outra tribo. Os juízes locais haviam ordenado que o homem tivesse a língua cortada, mas a punição foi trocada pelo pagamento de mais seis camelos depois de uma negociação de três horas. A informação é do jornal Akbar al-Yom e repercutida pelas agências de notícias. Ele vive no sul da península, onde vigoram leis especiais impostas pelos próprios beduínos. Como a cantada foi dada no momento em que ele dirigia o seu carro, o homem também terá que se desfazer do veículo. A moça trabalhava em uma fazenda quando o homem, ao vê-la, lançou uma série de elogios aos seus atributos físicos. O beduíno terá que pagar os 46 camelos ou o equivalente a seu valor, calculado em 80 mil libras egípcias (mais de R$ 25 mil). Um dos animais terá de ser “original”, denominação dada a uma raça de camelo veloz. Os advogados da ofendida alegaram que a pena deveria ser contada pelas horas de trabalho perdidas. Durante o tempo que levou para apresentar queixa, o gado pelo qual é responsável ficou abandonado. Já a defesa argumentou que o homem nunca manifestou qualquer interesse genuíno pela mulher. Se realmente quisesse, teria pedido a moça em namoro antes de fazer qualquer comentário indecoroso. O pedido de namoro não é um processo fácil. Segundo as leis beduínas, o pretendente tem de comunicar as suas intenções a um intermediário, que as passa à mulher. Somente aí ela que decide se aceita o homem em namoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares