sexta-feira, 18 de novembro de 2022

NEWS / ATUALIDADES. (18-11-22)

 O CURSILHO : (História real - 2002) - Contos de Santarém. 9.

O mundo tornou-se um lugar frio, sem calor humano, estando o homem na maioria das vezes só. Minha esposa e eu possuímos muitos amigos do grupo de Cursilhos da Igreja Católica, que nos convidaram a participar dos mesmos em um fim de semana em Emaús, sendo um para os homens, outro para as mulheres. - Quando falavam de cursilhos, me lembrava do termo - “carola”, e coisas assim, tendo ficado em dúvidas se ia ou não. - Na dúvida prometi a minha esposa que ia até o ponto de saída, na Igreja São Sebastião dar uma olhada. - Dependendo do clima embarcava. - Quando lá cheguei, estavam muitas pessoas, da organização, e para meu espanto, - Madson Gamboa, Jacozinho Aguiar, e outras grandes figuras, sendo o último lugar que pensava encontra-los fosse ali, a caminho do Cursilho. - Madson, Jacó, e Raimundinho quando me viram vieram e disseram : - Você é o mais velho, se entrar no ônibus nós entramos, o que já me deixou com uma grande responsabilidade, pois seriam mais tres almas desgarradas que iriam para o reino dos céus sob a minha custódia. - E assim pensando, e sabendo que estava indo para a casa de meu Pai em Emaús, entrei no Ônibus, com os três “organizados” seguindo fieis atras de mim. - Durante todo o percurso, após sairmos do asfalto, observei que Madson olhava com atenção os lados da estrada de terra e perguntei-lhe o que estava olhando ao que me respondeu: - “Dr. se a coisa não estiver boa lá dentro a gente foge, preciso memorizar o caminho, só que está escuro pacas e não estou vendo direito”. - E lá ia o ônibus Emaus a dentro, com Madson fixo na escuridão do caminho. - Chegamos e após uma grande recepção, fomos para um grande dormitório coletivo, onde todos colocaram as redes. - Após uma palestra fomos para um bom lanche, tendo o Madson ficado para trás, pelo que descobrimos depois, dando nós nas camisas do Jacó e de mais meia dúzia de incautos. - Meu sapato, ele encheu de pasta de dentes, sendo que quando os calcei no dia seguinte só deu tempo de sentir um gelado no pé, e uma coisa branca saindo pelos lados. - Mas ele teve o troco, quando Jacó encheu seu ensopado de pimenta, - E o mesmo com a fome que estava, só após três garfadas notou que o sabor estava meio quente. - Bebeu quase um litro d’água sem conseguir falar nada pelo resto da noite com a garganta esfolada. - Os participantes foram divididos em turmas de 10 pessoas, com um monitor responsável pelo grupo sendo que na nossa participou como cursilhista, o Padre Sidnei, a época, ainda não formado. - E todos os assuntos versavam sobre estudos referentes a determinado trecho da Bíblia quando em determinado momento o monitor disse : - Não cobiçaras a mulher do próximo, ao que de pronto, Joãozinho, um integrante do grupo, casado, boêmio inveterado, pequeno, beirando seus 40 anos, virou-se e perguntou,: - E a mulher sem próximo pode, afinal tem tanta mulher precisando de um carinhozinho, se achegando a gente, que não custa nada espalharmos um pouco de felicidade no mundo. - Nosso monitor ficou meio que estupefato, e tentou mudar de assunto, quando Joãozinho voltou a carga e perguntou-lhe: -Professor, mas afinal, onde é que diz que a gente dar um calor em uma mulher sem ninguém, é pecado. - Moisés, Abraão e todo o resto da turma do Grande Chefe, não tinham pra mais de 1.000 esposas. - Então, como é que fica, - Onde é que está escrito que é pecado a gente ter pelo menos duas, sendo que uma não tem ninguém. Não achei proibição em lugar nenhum. - O resto da turma logo se encantou com a tese do Joãozinho e todo mundo se interessou pelo assunto, tendo o monitor que pedir socorro para o Padre Sidnei, que alegando não ser oportuno o momento para aquele tipo de discussão, pediu que Joãozinho ficasse quieto, pois estava perturbando a concentração da equipe em assuntos mais importantes que deveriam ser discutidos. - Passada meia hora, Joaõzinho incontido perguntou: - Monitor, diz Jesus e nosso Deus para sermos bons, diz para protegermos os fracos e oprimidos, pois bem, se protegermos uma alma que está só, sem ninguém, damos lhe calor, afeto, carinho, não estamos fazendo o que Deus manda. - Afinal, se não está escrito, não é proibido, se não é proibido, vocês me fizeram perder tempo desde pequeno, dizendo que era pecado, - E foi ficando cada vez mais nervoso, - Só se acalmando quando lhe demos um suco e desconversamos dizendo-lhe, que haviam coisas, que um homem não precisava contar para ninguém, ficava só entre ele e Deus, ao que olhando para o monitor bravo, disse em voz alta: - Nunca gostei de intermediários. - Com o desenrolar do Cursilho, Joãozinho entrou nos eixos, Madson e Jacó não fugiram, e os três dias passados em Emaús realmente foram maravilhosos, - Sendo que o que faltava no início, era justamente integração, - Subirmos os degraus do pensamento para chegarmo-nos a nosso Pai, que sempre nos esperou, como nos espera, pacientemente, a Joãozinho, a mim, e a você, - A todos nós, afim de que tenhamos a iluminação da alma pelo seu calor, mostrando-nos que nunca esteve longe, pelo contrario, sempre esteve muito perto. - Dentro de nós, pois somos parte dele, somos seus amados filhos, por mais tortos que sejamos. - Ele nunca perdeu as esperanças em nossa realização como cristãos. - O Cursilho de que participamos trouxe-nos muita alegria e emoções, fazendo-nos crianças novamente, sendo esta talvez, a maior intenção de nosso Pai, - Procurarmos em nossa alma, o menino que sempre fomos. - A nosso Vigário e irmão Sidney, que soube compreender nossas fraquezas, e viveu conosco três dias maravilhosos, nosso obrigado. - Ao Grande Pai Maior, nosso Deus, pedimos sua benção pela compreensão que tens de todos os Joãozinhos, Jacós, Sérgios e Madsons que criastes, mostrando-nos que somente a maturidade traz a bonança. - Que tua bondade seja espelho de nossa alma. - Todas as terças na escolinha S. Francisco, a turma de todos os cursilhos se encontra para crescer o pensamento, idealizar Deus. - Encontrei Joãozinho bem tranqüilo numa destas reuniões, mas me puxou no canto e disse-me: - Eles ainda não me responderam, ao que lhes perguntei. - Respondi-lhe: - Releve, vá com calma, - Se quiser vá com duas, se agüentar, - Pois lembre-se, se uma mulher já nos deixa loucos, imagine duas!!. - Quando ele me respondeu sério : - “Porisso Moisés desapareceu, - foi para fugir das mil esposas dele e tirar a bronca.” ( Que Deus nos abençoe sempre, apesar de nossas loucuras, - Que ele nunca esqueça que somos seus filhos.- Como se pudesse !!!) - Obs: Até hoje quero perguntar ao Joãozinho de onde ele tirou a idéia de que Moisés sumiu ! - (É por conta de suas mil esposas, - Será !!!  - - Se você estiver cansado, stressado, desesperançoso, - Faça o cursilho, você ganhará muito. - Se você for vitorioso, muito feliz, amado por todos, - Faça também o cursilho - Pois das duas maneiras, você irá encontrar o que quer : - Na primeira, seu salvador, - Na segunda, quem te deu tudo. - É uma experiência inesquecível, mais ainda com os Madsons, Jacós e Joãozinhos juntos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MEU CRISTO ESTÁ DEITADO : ESTÁ NA HORA DE ENTENDERMOS ANTES QUE SEJA TARDE !

Quando pequeno, aos 8 anos, assisti ao filme “Marcelino Pão e Vinho”, de origem espanhola que muito marcou minha maneira de entender Cristo, - Que no filme descia da cruz e conversava com o garoto. - Hoje passados mais de quarenta anos, ainda não concebo a imagem de Cristo pregado na cruz, pendurado, inerte, em eterno sofrimento, - Mantenho em meu quarto, um crucifixo com um cristo pregado na cruz, e que ganhei de casamento, em 12 de Fevereiro de 1977, - em posição deitada na estante sobre minha cama, com um pequeno apoio para sua cabeça, - Pois assim entendo, em minha humilde e cristã maneira de ver, a imagem daquele que foi o filho enviado por Deus para redimir os pecados dos homens, e por nós homens, foi julgado e crucificado, - Devendo ser por nós cuidado eternamente, não em pé em sua cruz, em seu dolorido sofrimento, mas confortavelmente deitado, apoiado em sua cabeça, como a demonstrar - Nosso eterno arrependimento das absurdas idiotices que fizemos e continuamos a fazer na hora de julgar (como se pudéssemos), os erros de nossos semelhantes, cada um representando o semblante de Cristo. - Vejamos : - As crianças se as observarmos desde pequenas, são más com seus amiguinhos, quando a coisa não é do jeito que elas querem, - O adolescente, quando em grupos, faz questão de separar-se daqueles que não são simpáticos, (ricos, e bonitos), fazendo-os (os mais humildes), motivos de chacota de toda a turma, - E os adultos, até os mais idosos, fazem questão de mostrar em suas atitudes, toda a fanfarronice de suas pobres almas, em pesaroso retrato da raça humana. (tenho um exemplo excelente em Santarém) - Cristo deve estar triste conosco, pois são raros os representantes de seus semelhantes, que entenderam seu martírio, e sua eterna postura pregado na cruz. - Acordem homens, acordem todos, - Está na hora de começarmos a mostrar um pouco de discernimento para com nosso Pai Maior, - Não é fazendo cara de bonzinho todo domingo na missa, - Após execrarmos nossos irmãos a semana toda, que seremos absolvidos, - Está na hora de deitarmos nossos Cristos em nossos corações, colocarmos sua imagem física, deitado, confortavelmente, - Para que não fique mais grotescamente pendurado em sua dolorida cruz, em eterno sofrimento, demonstrando que até agora, não entendemos nada do que nos ensinou, - Pois a principiar por ele mesmo, ainda não o ajudamos a descer de sua cruz. - Que deitemos nossas cruzes, e nosso Pai, - Aquele que nos perdoou, e pediu por nós, possa finalmente descansar, - E que gentilmente, apoiemos sua cabeça, para vê-lo  sorrir - Meu Cristo, a muito tempo está deitado. - É necessário ter coragem de mudar,

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AS 20 ÚLTIMAS FRASES QUE VOCÊ OUVE ANTES DE MORRER

01- "Atira se tu é homem!" - 02- "Atravessa correndo que dá!" - 03- "Ah, não se preocupe, o que não mata engorda." - 04- "Fica traquilo que esse alicate é isolado." - 05-"Sabe qual é a chance de isso acontecer? Uma em um milhão." - 06- "Essa camisa do Vasco não é minha não.. Eu sou flamenguista como vocês!"
07- "Adoro essas ruas. São tão tranquilas..." - 08- "Tem certeza que não tem perigo?" - 09- "Meu sonho sempre foi pular de pára-quedas. Agora eu vou realizá-lo. - E fui eu mesmo quem dobrou o danado!" - 10- "Aqui é PT-965 em seu primeiro voo solo." - 11- "Confie em mim." - 12-"Aqui é o piloto. Vamos passar por uma ligeira turbulencia..." - 13- "Capacete? Imagina, tá calor..." - 14-"Eu sempre mudei a temperatura do chuveiro com ele ligado. Não seria hoje que alguma coisa iria acontecer..." - 15- "Deixa comigo!" - 16-"Desce desse ônibus e me encara de frente, seu viado!" - 17- "Você é grande mas não é dois!" - 18- "Jiu-jitsu é o cacete! Eu vou ferrar você, seu puto. VEM!" - 19- "Vamos lá que não tem erro." - 20- "Pode mexer. É Pitbull, mas é mansinho"

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LIÇÃO DE VIDA !

Um mendigo todo estropiado entra em um bar e pede a um freguês que lhe pague um café. - Com pena, o cara lhe oferece uma cerveja. O mendigo diz :- Não obrigado, não bebo, só quero o café. - Então, o rapaz lhe oferece a compra de um bilhete de Loteria. - Não obrigado, eu não jogo, só quero o café. Com muita insistência, o rapaz lhe oferece um cigarro. - Não fumo, eu só quero o cafezinho mesmo. - recusa o Mendigo. - O rapaz insiste novamente e diz que paga uma noitada com uma prostituta muito gostosa. - Não obrigado, eu não traio minha mulher, só quero um café, só o café. - Então o rapaz leva o mendigo para sua casa e diz para a mulher lhe preparar o melhor café do mundo. - Curiosa, ela pergunta ao marido: - Por que você trouxe um mendigo sujo, estropiado, desalinhado, para tomar esse café especial aqui em casa...? -   Esse merece.. É uma lição de vida e você vai aprender mulher... Trouxe para te mostrar como fica um homem: - Que não bebe,- Não joga,- Não fuma, - E não dá uma fora de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares