sexta-feira, 11 de março de 2022

NEWS / ATUALIDADES. (11-03-22)

 PERDOAR! 

Devemos aprender a perdoar, e seguir em frente! - Cada um o seu caminho! - Já perdoei tanto FDP em minha vida, alguns inclusive já morreram, que estejam em bom lugar! - Mas isso não quer dizer que perdoando os aceito em meu convívio ou quero eles perto de mim! - Pelo contrário, ignoro-os solenemente, e quanto mais longe melhor, porque dificilmente o mal caráter melhora!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

UMA HISTORIA NAVAL

Certo dia, após assumir o comando de um navio, o Comandante mandou tocar reunir geral. Em seguida determinou que os oficiais inclusive ele, descessem e formassem no cais, deixando a bordo só as praças. Antes de cruzar a prancha e se reunir aos demais oficiais no cais, chamou os suboficiais e dirigindo-se ao Sub mais antigo, determinou que este comandasse a desatracação e a seguir atracação novamente no cais .Assim o Sub, praça mais antigo de bordo, procedeu. Tirou o navio do cais e, por precaução, demorou um pouco mais que o normal, mas atracou a embarcação na mesma posição. O comandante retornou para bordo, seguido pelos oficiais. Em seguida, determinou que todas as praças descessem e formassem no cais. Depois que desceu a ultima praça, o comandante chamou o imediato e determinou que os oficiais fizessem o mesmo: desatracar e atracar novamente o navio. Os oficiais se entreolharam e nada fizeram. O navio não saiu do cais. Moral da história: Não adianta ter chefes se não tiver mão de obra. Nada funciona sem ter quem realmente ponha a mão na massa e no meio dos operadores existem líderes, mas entre os líderes,  dificilmente existem operadores.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*REGRAS DA PELADA DE FUTEBOL DE ANTIGAMENTE:*

(1) *Os dois melhores* não podem estar no mesmo time. Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times.

(2) Ser *escolhido por último* era uma grande humilhação. (3) Um time jogava *sem camisa* e o outro *com camisa*. (4) *O pior de cada time era o goleiro*, a não ser que tivesse alguém que gostasse de agarrar. (5) Se ninguém aceitava ser goleiro, *adotava-se um rodízio*: cada um agarrava até sofrer um gol. (6) *Quando tinha um pênalti,* saia o goleiro ruim e entrava um bom só para tentar pegar a cobrança. (7) *Os piores* de cada lado *ficavam na zaga*. ( *O dono da bola* jogava sempre no mesmo time do melhor jogador. (9) *Não tinha juiz*. (10) As faltas eram *marcadas no grito*: se você fosse atingido, gritava como se tivesse quebrado uma perna e conseguir a falta. (11) Se você estáva no lance e *a bola saia pela lateral*, gritava " é nossa" e pegava a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplicava ao "escanteio"). (12) *Lesões* como arrancar a tampa do dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras *eram normais*. Pra isso existia o Merthiolate ( que ardia igual inferno). (13) Quem chutava a bola para longe *tinha que ir buscar*. (14) *Lances polêmicos* eram resolvidos no grito ou, se fosse o caso, na pancada. (15) *A partida acabava* quando todos estavam cansados, quando anoitecia, ou quando a mãe do dono da bola mandava ele ir pra casa; ou aquela vizinha prendia a bola que caia na casa dela ou cortava bola. (16) Mesmo que estivesse 15 x 0, *a partida acabava* com o "quem faz, ganha". (17) *Rua de baixo contra rua de cima* valendo garrafa de Coca-Cola....(18) *Mesmo que chova forte*, certamente haveria futebol. (19) *O famoso grito* "paroooou" quando vinha carro ou uma mulher grávida, ou com criança, passando perto da pelada. (20) Não existia essa de Adidas; Nike...Era *Kichute* ou jogava descalso. E o goleiro não usava luvas; usava era *chinelo havaianas* na mão. Lembrou tua infância!!?? Então fostes uma criança normal...Velhos tempos que não voltam mais. *SÓ SABE O QUANTO FOI BOM QUEM VIVEU ESSA EXPERIÊNCIA.*

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“ ONDE ANDARÁ O MEU DOUTOR? “

Hoje , acordei sentindo uma dorzinha...Aquela dor sem explicação e uma palpitação! Resolvi procurar um doutor...Fui divagando pelo caminho...Lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim, tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo...Meu doutor...que curava a minha dor! Não apenas a do meu corpo, mas a da minha alma...ao me transmitir paz e calma! Chegando à recepção do consultório, fui atendida com uma pergunta: - "Qual o seu plano?" Meu plano?!?.. Ahhh! meu plano...é viver mais e feliz! É dar sorrisos, aquecer os que sentem frio e preencher o vazio que sinto agora! Mas, a resposta teria que ser outra! "Meu plano de saúde"...Apresentei o documento do dito cujo, já meio suado tanto quanto o meu bolso e...aguardei...Quando fui chamada, corri apressada....ia ser atendida pelo doutor. Ele que cura qualquer tipo de dor! Entrei e o olhei... Me surpreendi...Rosto trancado, triste e cansado."Será que ele estava adoentado?

É, quem sabe, talvez gripado!" Não tinha um semblante alegre, provavelmente devido a febre...Dei um sorriso meio de lado e um bom dia! Olhei o ambiente bem decorado. Sobre a mesa à sua frente um computador

e no seu semblante a sua dor...O que fizeram com o doutor? Foi quando ouvi a sua voz de repente: - "O que a senhora sente?"Como eu gostaria de saber o que ele estava sentindo...Parecia mais doente do que eu a paciente..." Eu? Ah! Sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação" e esperei a sua reação. Vai me examinar, escutar a minha voz e auscultar o meu coração. Para a minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse:- "Peça autorização desses exames para conseguir a realização..." Quando li quase morri...

"Tomografia computadorizada","Ressonância magnética" e "Cintilografia"! Ai meu Deus! Que agonia!!! Eu só conhecia uma tal de "abreugrafia"...Só sabia o que era "ressonar" (dormir), de "magnético" eu conhecia um olhar...e "cintilar" só o das estrelas! Estaria eu a beira da morte? De ir para o céu? Iria morrer assim ao léu?

Naquele instante timidamente pensei em falar: "Não terá o senhor uma amostra grátis de calor humano para aquecer esse meu frio? O que fazer com essa sensação de vazio? Me observe doutor! O tal "Pai da Medicina", o grego Hipócrates acreditava que, "A ARTE DA MEDICINA ESTÁ EM OBSERVAR". Olhe pra mim...É bem verdade que o juramento dele está ultrapassado! Médico não é sacerdote...Tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano...Mas, por favor me olhe! Ouça a minha história! Preciso que o senhor me escute e ausculte! Me examine! Estou sentindo falta de dizer até "aquele 33"! Não me abandone assim de uma vez!

Procure os sinais da minha doença e cultive a minha esperança! Alimente a minha mente e o meu coração...

Me dê ao menos uma explicação! O senhor não se informou se eu ando descalça... Ando sim! Gosto de pisar na areia e seguir em frente deixando as minhas pegadas pelas estradas da vida, estarei errada? Ou estarei com o verme do amarelão? Existirá umas gotinhas de solução? Será que já existe vacina contra o tédio? Ou não terá remédio? Que falta o senhor me faz, meu antigo doutor! Cadê o Scott, aquele da emulsão? Que tinha um gosto horrível mas me deixava a que nem um "Sansão"! E o elixir? Paregórico e categórico! E o chazinho de cidreira, que me deixava a sorrir sem tonteiras? Será que pensei asneiras? Ahhh! Meu querido e adoentado doutor! Sinto saudade...Dos seus ouvidos para me escutar. Das suas mãos para me examinar...

Do seu olhar compreensivo e amigo...Do seu pensar..Do seu sorriso que aliviava a minha dor...Que me dava forças para lutar contra a doença...E que estimulava a minha saúde e a minha crença...Sairei daqui para um ataúde? Preciso viver e ter saúde! Por favor me ajude! Ohhh! Meu Deus, cuide do meu médico e de mim, caso contrário chegaremos ao fim...Porque da consulta só restou uma requisição digitada em um computador

e o olhar vago e cansado do doutor! Precisamos urgente dos nossos médicos amigos...A medicina agoniza...

Ouço até os seus gemidos...Por favor! Tragam de volta o meu doutor! Estamos todos doentes e sentindo dor! E Peço!!! PARA O SER HUMANO UMA RECEITA DE "CALOR" E PARA O EXERCÍCIO DA MEDICINA UMA PRESCRIÇÃO "AMOR" !!  *ONDE ANDARÁ MEU DOUTOR?* Tatiana Bruscky, médica pernambucana

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ORIGEM DOS NOMES ( ETIMOLOGIA) DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

HOMENAGEM AO DESCOBRIDOR - Colômbia significa algo como “Terra de Colombo”, numa homenagem óbvia ao navegador italiano Cristóvão Colombo (1451-1506), que, como todo mundo sabe, descobriu o continente americano em 1492.DIVISÃO IGUALITÁRIA O Equador foi batizado com o mesmo nome da linha imaginária que atravessa seu território e corta o nosso planeta ao meio. A palavra deriva do latim aequus, ou “igual”, numa referência à divisão da Terra em duas partes iguais, os hemisférios Norte e Sul. POLÊMICA INCA. A origem do nome Peru é controversa, com duas interpretações conflitantes. A primeira afirma que se trata de derivação do nome Birú, um importante chefe inca. Para a segunda, a mesma palavra significa também “terra de riqueza e esperança”. HERÓI LIBERTADOR O general e estadista Simon Bolívar (1783-1830) tornou-se um dos principais heróis sul-americanos ao lutar pela independência de vários países da região, inclusive da própria Bolívia, batizada em homenagem a seu libertador.  FIM DA TERRA Antes mesmo da colonização, o Chile já era chamado assim pelos índios aimarás, que habitavam o norte do país. Na língua deles, a palavra chilli quer dizer “onde acaba a terra”, referência à posição geográfica do território: o extremo oeste do continente. PEQUENA VENEZA A Venezuela deve seu nome a Américo Vespúcio (1454-1512), explorador italiano naturalizado espanhol. Ao visitar a região, ele encontrou indígenas que construíam suas casas em palafitas sobre as águas do lago Maracaibo, no noroeste do país. Isso o fez chamar o lugar de “Pequena Veneza”: Venezuela. PRATA FARTA A Argentina impressionou seus descobridores pela grande quantidade de riquezas minerais encontradas em seu solo, principalmente prata. Daí vem seu nome, inspirado em argentum: prata, em latim. ADEUS INDÍGENA O Suriname tomou seu nome dos índios surinen, habitantes originais da região. Uma lembrança triste, uma vez que, quando os primeiros exploradores ali chegaram, a tribo já havia praticamente desaparecido, expulsa e dizimada por outros grupos indígenas que passaram a ocupar a área. TERRA DAS ÁGUAS A Guiana e sua vizinha Guiana Francesa – situadas entre os rios Orinoco, Amazonas e Negro, além de serem banhadas pelo Oceano Atlântico – eram conhecidas pelos nativos como guyana, termo que, em seu idioma, significa “terra de muitas águas”. A Guiana Francesa obviamente leva esse adjetivo por ser possessão da França. ÁRVORE EM BRASA Essa aqui é moleza, hein? Produto de grande importância comercial no século XVI, a árvore de pau-brasil batizou nosso país, onde os colonizadores portugueses encontraram florestas fartas dessa madeira. “Brasil” quer dizer algo como “em brasa”, referência à forte coloração avermelhada do tronco, utilizado para fazer corante. O RIO É REI O Uruguai acabou ganhando o mesmo nome que os índios tupis e guaranis haviam dado ao grande rio que atravessa seu território. No idioma deles, a palavra significa “rio dos caracóis”. CAMPEÕES AQUÁTICOS Quando o Paraguai foi descoberto pelos espanhóis, a região era habitada por índios chamados payaguaes. Excelentes nadadores e hábeis navegadores, eles viviam às margens do rio que dava nome à tribo. O termo pode ser traduzido como “rabo de mar”, “rio ornado” ou “rio que dá origem ao mar” – mas também identifica um tipo de papagaio.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*Reflita*

1. O inventor da esteira morreu aos 54 anos. 2. O inventor da ginástica morreu aos 57 anos. 3. O campeão mundial de fisiculturismo morreu aos 41 anos. 4. Maradona, grande jogador de futebol, faleceu aos 60 anos.

5 . Mark Huggues fundador da herbalife morreu aos 44 anos  *Na outra banda* 1. O criador do frango frito KFC (lanche nada saudável) morreu aos 94 anos. 2. O criador da Nutella morreu aos 88. 3. Imagine, o dono dos cigarros Winston morreu aos 102 anos. 4. Aquele que se encarregou de industrializar o ópio? Morreu aos 116 anos em um terremoto. 5. O fundador dos conhaques Hennessy morreu aos 98 anos. *Responda* Como os médicos concluíram que exercícios prolongam a vida? Por que o coelho está sempre pulando, mas vive apenas 2 anos, e a tartaruga que não faz nenhum exercício, vive até 200 anos? *Receita* Vá com calma, descanse um pouco, ame muito, coma bem, tome seu vinho, sua cervejinha. Beba um whisky ou uma caninha de vez em quando e aproveite a sua vida com prazer!!! P.S.: Esqueceram do Hugh Hefner (criador da Playboy)? Morreu aos 91 anos rodeado de garotas 70 anos mais novas!!! Vá em frente, *NÃO EXAGERE, se estrague com moderação*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares