terça-feira, 12 de julho de 2022

NEWS / ATUALIDADES. (08-07-22)

 NEPOTISMO - A origem do termo. (Excelente)

Etimologicamente, nepotismo deriva do latim nepos, nepotis, significando, respectivamente, neto, sobrinho. Nepos também indica os descendentes, a posteridade, podendo ser igualmente utilizado no sentido de dissipador, pródigo, perdulário e devasso. (1) A divulgação do vocábulo (ao qual foi acrescido o sufixo ismo), no sentido hoje difundido em todo o mundo, em muito se deve aos pontífices da Igreja Católica. Alguns papas tinham por hábito conceder cargos, dádivas e favores aos seus parentes mais próximos, terminando por lapidar os elementos intrínsecos ao nepotismo, que, nos dias atuais, passou a ser associado à conduta dos agentes públicos que abusivamente fazem tais concessões aos seus familiares.  (2) O nepotismo, em alguns casos, está relacionado à lealdade e à confiança existente entre o "benemérito" e o favorecido, sendo praticado com o fim precípuo de resguardar os interesses daquele. Essa vertente pode ser visualizada na conduta de Napoleão, que nomeou seu irmão, Napoleão III, para governar a Áustria, que abrangia a França, a Espanha e a Itália. Com isto, em muito diminuíam as chances de uma possível traição, permitindo a subsistência do império napoleônico. Em outras situações, o "benemérito" tão-somente beneficia determinadas pessoas a quem é grato, o que, longe de garantir a primazia de seus interesses, busca recompensá-las por condutas pretéritas ou mesmo agradá-las. Como ilustração, pode ser mencionada a conduta de Luiz XI, que presenteou sua amante Ana Passeleu com terras e até com um marido (João de Brosse), o que permitiu fosse elevada à nobreza. (3)  Nepotismo, em essência, significa favorecimento. Somente os agentes que ostentem grande equilíbrio e retidão de caráter conseguem manter incólume a dicotomia entre o público e o privado, impedindo que sentimentos de ordem pessoal contaminem e desvirtuem a atividade pública que se propuseram a desempenhar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONSELHOS A  JOVENS GUERREIROS!  

O maior dom que um pai ou educador pode dar a seus pupilos além da educação, e mostrar-lhes o caminho. -  Dei a meus filhos quando fizeram 18 anos onze  conselhos : 1 - nunca perca a oportunidade de dizer a alguém que o ama. 2 - nunca fique com o credito ou a culpa de algo que não fez. 3 - não seja esperto, seja inteligente, esperteza e defeito de caráter, o esperto sempre prejudica alguém, enquanto o inteligente, sempre ajuda alguém. 4 - para saber a índole de uma pessoa, observe se ela gosta de plantas e animais, se gostar, nunca poderá ser de todo má, o que já e um excelente começar. 5 - para saber o caráter de alguém, observa-o bêbado ou praticando esportes, e quando mostrara o que realmente e. 6 - trace seus objetivos de vida de maneira real e objetiva, dividindo-os a cada 5 ou 10 anos a partir dos seus 20; agarre-se a eles, e verá que sua vida será mais fácil, e se realizara conforme o que traçou. 7 - sempre diga a verdade, sem se importar com o preço. 8 - a coisa mais importante de sua vida, e sua família, a segunda coisa mais importante, e sua família e você. 9 - trabalhe como se estivesse se divertindo, divirta-se como se estivesse trabalhando, serás feliz. 10 - o maior vencedor, e aquele que as vezes sabe perder, para poder ganhar. - a luta, pode ser ganha no 2. round. 11 - todo dia quando acordar, agradeça a deus por ser quem você e’, mesmo que tenha defeitos, ele o abençoara, mas faca forca para melhorar, pois ele o fez perfeito, você no caminho e que entortou. - ainda dá para corrigir.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SABEDORIA E AMOR !

Houve, séculos atrás, uma tribo cujo chefe era tido como superior aos chefes de todas as demais tribos.
Naquela época, a superioridade era medida pela força física. Assim, a tribo mais poderosa era a que tinha o chefe mais forte. Mas o chefe de que estamos falando não tinha somente força física. Ele era também conhecido por sua sabedoria. Desejando que o povo vivesse em segurança, ele criou leis abrangendo todos os aspectos da vida tribal. Eram leis severas que ele, como juiz imparcial, fazia cumprir com rigor. Certa feita, problemas começaram acontecer na tribo. Alguém estava cometendo pequenos furtos. O chefe reuniu a tribo e com tristeza no olhar, frisou que as leis tinham saído feitas para os proteger, para os ajudar. Como todos tinham o de que necessitavam para viver, não havia necessidade de ocorrerem furtos. Assim, ele estabeleceu que o responsável teria o castigo habitual aumentado de 10 para 20 chibatadas. Os furtos, entretanto, continuaram. Ele voltou a reunir o grupo e aumentou o castigo para 30 chibatadas. Mas os furtos não cessaram. - "Por favor", pediu o chefe. "estou suplicando. Para o bem de vocês, os furtos precisam parar. Eles estão causando sofrimento entre nós." E aumentou o castigo para 40 chibatadas.
Naquele dia, os que estavam próximos dele, viram que uma lágrima escorreu pela sua face, quando ele dispersou o grupo. Finalmente, um homem veio dizer que tinha identificado o autor dos furtos. A notícia se espalhou e todos se reuniram para ver quem era. Um murmúrio de espanto percorreu a pequena multidão, quando a pessoa foi trazida por dois guardas. A face do chefe empalideceu de susto e sofrimento. Era sua mãe. Uma senhora idosa e frágil. "E agora?" Pensou o povo em voz alta. Todos começaram a se questionar se o chefe seria, ainda assim, imparcial. Será que ele faria cumprir a lei? Seria o amor por sua mãe capaz de o impedir de cumprir o que ele mesmo estabelecera? Notava-se a luta íntima do chefe que, por fim, falou: "Meu amado povo. Faço isso pela nossa segurança e pela nossa paz. As 40 chibatadas devem ser aplicadas, porque o sofrimento que este delito nos causou foi grande demais." Acenou com a cabeça e os guardas fizeram sua mãe dar um passo à frente.  Um deles retirou o manto dela, deixando à mostra as costas ossudas e arqueadas. O carrasco, armado de chicote, se aproximou e começou a desenrolar o seu instrumento de punição. Nesse momento, o chefe deu um passo à frente. Retirou o seu manto e todos puderam ver seus ombros largos, bronzeados e firmes. Com muito carinho, ele passou os braços ao redor de sua querida mãe, protegendo-a, por inteiro, com o próprio corpo. Ele encostou o seu rosto ao da mãe e misturou as suas com as lágrimas dela. Murmurou-lhe algo ao ouvido e então, fez um sinal afirmativo para o encarregado. O homem se aproximou e desferiu, nos ombros fortes e vigorosos do chefe da  tribo uma chibatada, após outra, até completar exatamente 40. Foi um momento inesquecível para toda a tribo que aprendeu, naquele dia, como se podem harmonizar com perfeição, o amor e a justiça.  O amor é vida, e a compaixão manifesta-lhe a grandeza e o significado. O amor tudo pode e tudo vence, encontrando soluções para as situações mais difíceis e controvertidas. Enfim, o amor existe com a finalidade exclusiva de tornar feliz quem o cultiva, enriquecendo àqueles aos quais se dirige. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOMES (nomes ?) – Deus ajuda.

Aqui esta uma relação de nomes “REALMENTE” verídicos, levantados por um pesquisador, junto as Agencias do INSS. - Pasmem ... - Railander da Silva (Esse sofreu um corte, e para sua sorte, não foi a sua cabeça que foi cortada.) - Valdisnei : (Um clássico. Homenagem ao grande Walt Disney.) - Usnavi : (Filho de um fanático por navios americanos, que apresentam a inscrição U.S. NAVY) - Kaelisson Bruno (Homenagem ao grupo KLB (Kiko, Leandro e Bruno) - Xerox (pai), Fotocópia (filha mais velha) e Autenticada (filha mais nova) - Caso famoso em Recife - Merdalina : (Pois é. Tem de tudo) - Maiquel Edy Marfy : (Seria Michael + Eddie Murphy) ? - Maycom Géquiçom (Sem comentários) - Urinoldo Alequissandro : (O médico que atendia este garoto o encaminhou para outro colega. Não conseguia parar de rir ao associar o garoto com um urinol.) - Kevinson Junior : (O nome do pai era Rafael) - Um Dois Três de Oliveira Quatro : (Esse é famoso. É um agricultor potiguar. Eles merecem) - Tospericagerja : Um clássico, homenagem do pai aos craques da Copa de 70: (TOStão, PElé, RIvelino, CArlos Alberto, GERson, JAirzinho.) - Jean Claude Van Dame da Silva : (Um magrinho raquítico) - Boniclaide : (Bonnie and Clyde) - Erripóter : (A mãe não se chamava J.K Rowling) ; Kalifornia Drim dos Santos e Roliude dos Santos : (Irmãos provindos de uma comunidade hippie)
- Darkson Stick Nick da Silva : (Venceu um concurso promovido pelos médicos): O pior nome ! - Harlei David Son : Born to be wild ! - Laion, Pantro e Xitara : (Geração Thundercats) - Uilikit e Uiliket : (Gêmeos também da geração acima) - Bilidudilei e Jimibradilei da Silva : (Irmãos) - Letisgo : (Outro clássico. Let´s go, em versão tupiniquim.) Duro era gritar o nome para chamar para a consulta. - Heman Eduardo : (A pronúncia é He-man! Pelos poderes de Grayskull!! Acreditem ou não, sua irmã se chamava She-Ra.) - Bruno : Filho mais velho. Até aí nada, o problema foi quando o mais novo nasceu, e foi batizado de ... Marrone.  – E ainda tem mais, ...qualquer dia continuo.(deixa tomar um pouco de ar meu. Aaaarrrreeeee!!!!)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AMOR !

Um grupo de estudiosos fez esta pergunta a um grupo de crianças de 4 a 8 anos, "O que significa o amor?" As respostas recebidas eram mais profundas do que qualquer um poderia ter imaginado. Veja a pureza do que você pensa:  "Quando minha avó contraiu  artrite, não podia mais se dobrar para fazer manicure nos dedos de pé. Assim meu avô começou a fazer por ela, mesmo quando suas mãos começaram a sentir demasiada artrite. Isto é amor." Idade 8 anos - Rebecca – 2) "Quando alguém o ama, a maneira que dizem seu nome é diferente. Você sabe que até seu nome é seguro em sua boca". Billy - idade 4 anos – 3) "O amor é quando uma menina põe seu perfume e um garoto põe seu desodorante e os dois saem se cheirando". - Karl - idade 5 anos – 4) "O amor é quando você sai para comer fora e dá para alguém quase toda suas batatas fritas sem exigir que ele te dê as suas de volta". Chrissy - idade 6 anos - 5) "O amor é o que lhe faz  sorrir quando você está cansado". Terri - idade 4 anos – 6) "O amor é quando minha mãe faz um cafezinho para meu pai e ela prova antes de lhe dar, para verificar se tá gostoso". Danny - idade 7 anos – 7) "O amor é quando você beija toda hora. - então quando você começa a cansar de beijar, você ainda quer estar juntos e você fala mais. Meus pais são assim. Parecem brutos quando se beijam". Emily - idade 8 anos – 8) "Amor é o que está na sala com você no Natal quando você parar de abrir os presentes e escutar". Bobby - idade 7 anos – 9) "Se você quer aprender amar melhor, você deve começar com um amigo que você odeie"  Nikka - idade 6 anos (nós necessitamos um milhão mais Nikkas neste planeta) – 10) "O amor é quando você diz a um garoto que você gosta de sua camisa, então ele começa a usá-la todo dia". Noelle - idade 7 anos – 11) "O amor é como uma pequena mulher velha e um pequeno homem velho que ainda são amigos mesmo depois que se conhecem tão bem ". Tommy - idade 6 anos – 12) "Durante meu recital do piano, eu estava no palco e estava com muito medo. Eu vi todos as pessoas olhando para mim e vi meu pai acenando e sorrindo. Era o único fazendo aquilo. Eu não senti mais medo". Cindy - idade 8 anos – 13) "Minha mãe ama-me mais do que qualquer outra. Você não vê qualquer outra me beijando para dormir a noite". Clare - idade 6 anos – 14) "O amor é quando a mamãe dá ao papai a melhor parte do frango". Elaine- idade 5 anos – 15) "O amor é quando a mamãe vê o papai fedorento e suado e diz ainda, que ele é mais bonito do que Robert Redford". Chris - idade 7 anos – 16) "O amor é quando seu filhote de cachorro lambe sua cara mesmo depois que você o deixou sozinho o dia inteiro". Mary Ann - idade 4 anos – 17) "Eu sei que minha irmã mais velha me ama porque me dá toda sua roupa velha e ela tem que sair e comprar novas".  Lauren - idade 4 anos –  E no final – O Leo Buscaglia, o autor e palestrante, falou uma vez sobre uma competição que foi pedido para julgar. - A finalidade da competição era encontrar a criança mais carinhosa e bondosa. A vencedora foi uma criança de quatro anos cujo vizinho, um senhor idoso que perdeu recentemente sua esposa. Ao ver o amigo chorando, o pequeno entrou no quintal do velho senhor, subiu no colo dele, e ficou alí sentado. - Quando sua mãe perguntou o que tinha dito ao vizinho, o menino disse, - "Nada, eu apenas o ajudei a chorar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares