quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

NEWS / ATUALIDADES. (10-01-20)


Mulheres por Arnaldo Jabor!!!
Tudo que o homem faz, tudo, é com um único objetivo: 'cumemuié.'O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra que? O sujeito quer ficar famoso pra que? O indivíduo malha, faz exercícios pra que? Mulher!
Pode ser até a própria. Mas a verdade é que é a mulher o objetivo do homem. O pavão também é assim.Os animais são assim. Os bichos só pensam nisto. As mulheres, antigamente, ficavam trancadas dentro de casa e se tratavam e ficavam bonitas apenas para os seus homens. Aí começaram a dar liberdade pras danadas e deu no que deu. O mundo ganhou vida,além da beleza, é claro. Pode continuar a ler, minha querida, que as barbaridades vão parar por aqui. Pode parar de me achar machista, machão ou coisa parecida. Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função de você. Vivem e pensam em você o dia inteiro, a vida inteira. Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente. Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo. Um mundo só de homens seria o grande erro da criação. Já dizia a velha frase que 'atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'. O dito está envelhecido. Hoje eu diria que 'na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'. É você, mulher, quem impulsiona o mundo.
É você quem tem o poder, e não o homem. É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias. Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens. E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua, nas telenovelas. Só homens. Já pensou? Filmes só com homens? Romance sem uma Capitu ou uma Madame Bovary? Um casamento sem noiva? Um mundo sem cinturas e saboneteiras? Um mundo sem sogras? ...Enfim, um mundo sem metas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MEU CUNHADO !
Tenho um cunhado muito querido, mais um irmão, o Paulo (Português) Barros, que sempre me surpreende pela sua aguçada inteligência, a partir inclusive, de seu ponto de admiração mais acentuado em uma mulher, o “joelho’. - Éééééééééé......, o joelho, o homem é louco por um joelho, basta ver um a seu gosto, que fica todo excitado, ...malucão!!!. - Mandou-me esta pequena pérola, que ora transmito a vocês, que já passaram dos 50 e poucos anos. - É para pensar..., e muito. - Grande garoto, meu cunhado!!! – Vamos lá: . - Queridos  Irmãos e amigos... Que todos tenham um excelente 2009. - Ao pensar que já tenho mais de 68 anos e está se iniciando mais um.. .Surpreendi-me ao contar meus anos..Descobri que terei menos tempo para viver do que já vivi,...meu passado é muito maior que meu futuro. Senti-me como aquele menino que ganhou uma bacia de frutas. As primeiras, comidas vagarosa e displicentemente, mas ao perceber faltarem umas poucas, roia até o  caroço. É...já não tenho mais tempo para lidar com mediocridades. Não quero mais estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Inquieto-me com os invejosos tentando destruir quem admiram, cobiçando seus  lugares, talento e sorte. Já não tenho tempo para conversas intermináveis, discutindo assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres das pessoas, que apesar da idade  cronológica, são imaturas. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram por um majestoso cargo. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero somente a essência, a minha alma tem pressa...Sem muitas frutas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, nem se considera eleita antes da hora, enfim, não foge de sua mortalidade, Eu quero é caminhar perto de coisas e de pessoas de verdade! O essencial faz a vida valer à pena, e para mim, o essencial basta! - Um grande abraço para cada um dos meus irmãos e amigos! - Paulo Barros.(Meu cunhado).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VIDA!
'A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em Casa.Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira. .. Quando se vê, já terminou o ano...Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê, já se  passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado.Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.  Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas. Desta forma, eu digo: não deixe de fazer algo de que gosta devido a falta de tempo; A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.' - Mário Quintana.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O CAMPEONATO DE TIRO ! – Contos de Santarém – n° 44
Arnoldo Branco, meu vizinho, militar do Exército, hoje aposentado do 8° BEC., havia trazido em 1988 para Santarém, o representante da Forjas Taurus, fabricante de armas, para dar um curso de tiro em duas fases, para “iniciantes e “avançado”. - Tolentino, Hilário, Francimar, Alcir, João Sena, Valdir, do Cartório, Newton Sá, Davis, Paulo meu cunhado, João Faria, Sra. Cheslava Pontes (tinha senhoras também), eu, e mais uma penca de bons atiradores de fora, nos inscrevemos e fizemos o primeiro e o segundo módulo, fundando nesta época, o “Clube de Tiro de Santarém”, tendo Arnoldo, com as contribuições de todos, construído um estande de tiro coberto, maravilhoso, elaborado segundo as melhores técnicas de segurança para o esporte, ao lado de sua casa. – Tivemos aulas de tiro estático, com armas de cano curto, médio e longo, aulas de tiro com o atirador em movimento, e aulas de tiro contra alvos móveis. - O 8° BEC, todo ano, chama seus oficiais e soldados, para fazerem tiro ao alvo com  a munição que tem seu prazo de validade vencendo. - E a época, aproveitando a oportunidade, nós que fazíamos o curso de tiro lá, fomos todos convidados, e atiramos de fuzil FAU, metralhadora leve e pesada, automáticas de “9”, e a melhor metralhadora de todas, a de tripé, ponto “50”, que você atira sentado no chão, atrás da mesma, segurando o gatilho com as duas mãos, com balas de 7cm de comprimento, absurdamente grandes, que arrancam do chão mourões (tocos de 40cm de diâmetro), destruindo-os completamente. – Enfim, foi um dia inteiro de treino com o pessoal testando todas as armas, com os experientes instrutores fornecendo toda orientação aos participantes. – Após uma semana, o final do curso, foi um “Campeonato de Tiro ao Alvo”, no campo de provas do 8° BEC., sendo a primeira prova, com o atirador em movimento, com carga de 6 (seis) tiros, em alvos diversos, somando-se a pontuação, a segundo prova, com alvo estático de 25m, – O pessoal de Itaituba e Jacareacanga, chegou com cara de já ganhou, com belíssimos “38” de competição, com regulagem e balanceamento de pesos nos canos e coronha, mordaça de mão para a empunhadura da arma, não tremer ou escapar na hora do tiro. – Enfim, nossas armas eram simples, sem assessórios, parecendo que iríamos tomar a maior lavada da turma de fora, com suas “crianças”, extremamente sofisticadas. -  Más...sempre tem um mas, ...eles não contavam com o espírito dos antigos “cowboys” que baixou em dois de nós. - Pra ser mais exato, no Davis e em mim. – No tiro rápido, o Davis parece que tinha tomado umas “buletas”, enlouqueceu, atirando as seis cargas em segundos, porque eram dados os pontos, somando-se o menor tempo perdido nos tiros, somados aos pontos feitos. – Davis ganhou esta, deixando a turma de Itaituba e Jacareacanga para trás. – Eles apavorados, disseram que no tiro de alvo estático, eles levariam a taça,...E no final, já estavam levando com 52 pontos feitos, em máximo de 60, por um de seus atiradores, e já estavam comemorando, quando chegou a vez do último atirador, (Eu,,,é, eu mesmo), dar seus tiros. – Olhei o pequeno alvo, um pequeno ponto negro a 25 m, e pensei comigo, tenho que mirar bem o primeiro tiro, os outros cinco, solto direto, atrás, sem pensar, com a mão bem leve no gatilho. – Assim foi..., respirei fundo, calmamente mirei um pouco alto, e deixei a arma abaixar até chegar ao centro da mira. – Atirei os seis de uma só vez, e por incrível que pareça, Itaituba e Jacareacanga, perderam a Taça. – Cinco tiros acertaram o centro do alvo, com precisão milimétrica, o sexto ao lado . – Eu fizera 59 pontos em 60, quase o máximo..., e só deu para ouvir o rapaz de Itaituba atrás de mim praquejar: - “Puta merda”... como pode...acertou cinco no miolo..., esse cara deve ser a encarnação de um pistoleiro!!!”, - E a turma caíu na risada, fez a maior festa, levantando-me no ar para comemorar . – Mas o que me recordo mais, foi a cara do Serginho meu filho, quando preparei-me para dar os tiros, ele dizendo: - Só falta agora o papai fazer o impossível,... acertar todos no alvo, e ganhar o Campeonato. – Não é que acertei! ...Não é que ganhei !!! – Enfim, Nunca duvide do possível,...o impossível dura um pouquinho mais, ...mas a gente tenta !.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A PROMESSA!!!
Todo ano nesta época, chegando perto de 01 de Fevereiro, é a mesma coisa, Helena começa a pegar no meu pé querendo que eu prometa que daqui prá frente, eu vou me comportar, chega de motos, que eu já sou um senhor passado nos anos (agora 67!!! – Puxa vida, tô ficando velho, mas como diz um velho amigo pescador: - Velho é o Sol, e como eu,...brilha!!!),... que devo agir mais calmamente, não me esquecendo que as pessoas de minha idade são mais ponderadas, mais calmas, ...mais isto e aquilo, etcccc! – Enfim !....Uma coisa já aprendi em minha vida. – A nossa idade quem a faz, somos nós, os donos dela, e cada um pode fazer a sua do jeito que gostar. – Um belo dia, Renatão Dantas em uma churrascada, disse uma coisa que ficou marcada em minha memória, disse: - Olha moçada...Esse cara tem um defeito! Ele é feliz demais. ...É tão feliz que cansa a gente!!!! – É uma figura! Pois éééééé!!!...Minha querida Helena e todos os meus amigos, devem levar em conta que apesar de cada vida ser um universo único, ...eu sou mais único ainda. – Senão vejamos: - Nascí com 6 meses e vinte dias de gestação (minha mãe escorregou e caiu, rompendo a bolsa). - Nascí com 1kg, 400g, e 35cm, apesar de meu pai ter 1,94m. Nascí em 01 de Fevereiro, portanto Aquariano, na era de Aquarius, pessoas mil anos a frente. – E, ainda, sou canhoto. – Enfim sou diferente em tudo do que é ser normal. – Não é para ser feliz então, muito feliz!!! – Eu sou único, sou um espécime diferente. – Era para ter morrido nas condições em que nasci. - Naquela época não tinha nem encubadeira, mas sou teimoso, ...como sou!!!. - Ora, estou vivinho, e muito bem graças a Deus e minha santinha, minha protetora, Nossa Senhora é quem me agüenta, não deixando que nada de ruim me aconteça, apesar que dou a ela um trabalhão danado!!!. - Sempre fui muito impulsivo, as vezes com bastante perigo nos resultados. – Vamos as estrepolias: - Com 10 anos, já pulei de para quedas de cima do telhado de casa com um guarda sol e suspensórios de meu avô. - -Não satisfeito, já pulei de para quedas mesmo, de dois mil metros de altura, - Já pousei de avião com hélice parada (apesar de manicaca, ...sou piloto), dentro de um canavial. -, Já me meti na selva Amazonica um kilo de vezes, passando de certa feita, dois dias perdido até achar a saída. – Quando moleque, e quando adulto, discuti, as vezes, as vias, um sem numero de vezes, as vezes por muito, as vezes por nada!. – Já me apaixonei duzentas vezes pela Helena, e discuti outras tantas, também com ela, ...e ainda continuo apaixonado por ela!. - Já mergulhei com escafandro no fundo do Arariquera em busca de ouro,... arriscando a vida, mas valeu a pena!). – Já viajei quase o mundo todo, falando , e tentando entender, diversas línguas, do lado de lá, ...e do lado de cá, para saber que o melhor lugar do mundo é aqui, minha Santarém! – Já plantei minhas arvores,... muitas! - Já criei meus três filhos, ...e os vi crescer me chamando de pai, ...e o resultado foi ótimo!. -  Em minha vida, fiz três faculdades e duas pós graduações unicamente procurando respostas pelo meu ávido querer saber a resposta sempre. -, Já dei aulas em todas as faculdades de minha terra ensinando os mais jovens a não cometer meus erros, e aprender com minha experiência. – Já casei muitas pessoas, como Juiz de Paz, ...já descasei poucas como Advogado. – Já vivi intensamente, e ainda vivo, cada minuto que me é dado por Deus, mostrando a meus amigos, que ser feliz, é um estado de espírito que nos é dado quando nascemos, e que a maioria se esquece de guardar consigo no caminho pela vida. – Sim, sou um otimista incorrigível, sou feliz demais, ...e tento teimosamente, transmitir esta felicidade a todos que me cercam, pois ela contagia as pessoas, e quando todos sorriem, o mundo fica bem melhor. – Que Deus os abençoe, porque eu, graças a ele,e minha Nossa Senhora, ...já nasci abençoado!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares