Tributos fazem de importados 'populares', artigos de luxo no Brasil.
Produtos chegam a ter valor triplicado quando vendidos no
país. Alta carga tributária é a grande responsável, dizem especialistas. Nem tudo
o que vem de fora e é considerado artigo de luxo no Brasil, tem o mesmo apelo
nos seus países de origem, muito menos chegam a custar tanto. Considerada vilã
dos produtos importados, a carga tributária brasileira é apontada pelos
especialistas como uma das principais razões para que marcas tidas como
populares no exterior sejam vistas como grifes no Brasil. "A carga
tributária no Brasil é muito concentrada em produtos. Para todos os produtos
produzidos e vendidos no país, há incidência de IPI, PIS, Cofins e ICMS, que
tem o maior peso. Para os itens importados, há ainda o Imposto sobre
Importação, que é a cereja do bolo", disse o professor e advogado
tributarista, do escritório Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados,
André Mendes Moreira. Devido à cobrança de impostos quando chega ao Brasil, um
carro considerado popular no exterior, como o Smart, chega a custar mais de R$
64 mil no mercado nacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mesmo carro pode
ser comprado por R$ 20 mil, praticamente um terço do preço. "Há diversos
exemplos de carros que são vistos como se fossem de luxo. É o caso do Toyota
Camry. Aqui ele é carro de luxo. Nos Estados Unidos, o modelo é acessível para
uma família de classe média", comparou o especialista. Os preços do
automóvel variam de R$ 50.478, no exterior, a R$ 131 mil no Brasil, conforme
cálculos do escritório Sacha Calmon. Apesar de as diferenças de preços
parecerem mais expressivas entre produtos de alto valor agregado, itens de
consumo pessoal, como perfumes, maquiagens e relógios apresentam variações
proporcionais. Enquanto um perfume Polo Ralph Lauren custa R$ 85,93 nos Estados
Unidos, no Brasil ele pode ser encontrado por R$ 199. O mesmo acontece com
sapatos e roupas. “Produtos importados têm seu valor acrescido de vários
tributos que incidem sobre a importação e taxas aduaneiras. Além disso, há
ainda os custos com intermediários aduaneiros e logística. Tudo isso sem contar
com a parcela que é destinada ao lucro do próprio vendedor no Brasil.
Resultado: produtos que, no exterior, são vendidos comumente em lojas de
departamento, viram, literalmente, artigos de luxo quando importados e
revendidos no Brasil”, - disse a diretora do Instituto Brasileiro de
Planejamento Tributário (IBPT), Letícia do Amaral.
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ARGENTINA DECLARA GUERRA
À CHINA !!!
Após uma consulta popular “hecha em la Plaza de Mayo”, a
Argentina enviou uma mensagem à República Popular da China: "Chinos de mierda,... maricons: Lo
declaramos la guerra; tenemos 105 tanques, 47 aviones sanos, 4 barcos que
navegan, y 5.221 soldados". - O Estado chinês respondeu-lhes:
"Aceitamos a declaração, temos 38.000 tanques, 16.000 aviões, 790 navios e
300 milhões de soldados. " Ao que respondem os argentinos: "Retiramos la declaración de
guerra...No tenemos como alojar tantos prisioneros".
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Desabafos De Um Bom Marido (O Casamento na Versão de Luis Fernando
Veríssimo).
Minha esposa e eu temos o segredo
pra fazer um casamento durar: duas vezes por semana, vamos a um ótimo
restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida, e um bom companheirismo.
Ela vai às terças-feiras, e eu às quintas. Nós também dormimos em camas
separadas. A dela é em
Fortaleza e aminha em São Paulo. Eu levo minha esposa a todos os lugares, mas
ela sempre acha o caminho de volta. Perguntei a ela onde ela gostaria de ir no
nosso aniversário de casamento. "Em algum lugar que eu não tenha ido há
muito tempo!" ela disse. Então eu sugeri a cozinha. Nós sempre andamos de
mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras. Ela tem um liquidificador
elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquina de fazer pão elétrica. Então
ela disse: "Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar".
Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica. Lembrem-se, o casamento é a causa
número um para o divórcio.Estatisticamente, 100 % dos divórcios começam com o
casamento. Eu me casei com a "Sra. Certa". Só não sabia que o
primeiro nome dela era "Sempre". Já faz 18 meses que não falo com
minha esposa. É que não gosto de interrompê-la. Mas tenho que admitir, a nossa
última briga foi culpa minha. Ela perguntou: "O que tem na TV?" E eu
disse "Poeira". No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele
criou o homem e descansou. Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o
homem, nem Mundo tiveram mais descanso. Quando o nosso cortador de grama
quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria
consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes: o
caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim.
Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar
em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha
de costura. Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois
entrei em casa. Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe
entreguei. -Quando você terminar de cortar a grama, - eu disse - você pode
também varrer a calçada. Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos
dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida. "O casamento é uma relação entre duas
pessoas, na qual uma está sempre certa,... e a outra é o marido..."
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Marketing do luxo
Por custarem mais,
quando chegam ao Brasil, o acesso aos produtos importados, não mantém o perfil
da origem. Para a coordenadora do curso de Marketing de Produtos e Serviços de
Luxo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Ellen Kiss, um dos
exemplos mais emblemáticos é o da rede espanhola de lojas Zara. "Na
Europa, as lojas da Zara são populares, porque têm preços populares. Já no
Brasil não podemos dizer o mesmo. Não digo que ela veio com o intuito de fazer
um reposicionamento da sua marca, como muitas fazem, mas, considerando os
espaços em que as lojas estão instaladas e os preços que acabam sendo cobrados
no país por conta dos impostos, a Zara não pode ser tida como popular",
afirmou. O G1
procurou a rede para comentar o assunto, mas não obteve retorno. O aumento da
classe média e do acesso ao crédito tem permitido que mais consumidores
consigam comprar o que antes era restrito apenas aos bolsos da classe A.
"Muitas empresas estão vindo para o Brasil também de olho nesse potencial.
Elas veem com bons olhos o crescimento da economia brasileira", disse Luiz
Goes, sócio sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza. Aliado a essa visibilidade
do país no exterior, outro fator contribui para que os produtos importados
tenham cada vez mais saída no Brasil. Segundo Goes, empresas estrangeiras em
expansão têm procurado mercados alternativos para escoar sua produção. Por
manter o consumo interno aquecido, empresários procuram o Brasil e despertam o
desejo dos consumidores por seus produtos. "O Brasil costuma ter um pouco
daquela mentalidade de colônia, de que tudo o que vem de fora é melhor. É
praticamente garantido que uma marca terá sucesso aqui por ser internacional.
No entanto, para que ela se mantenha, é preciso ter qualidade. Não é porque é
de marca e cara que ela se sustenta", disse a coordenadora da ESPM.
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Alexandre - o
GRANDE!
Quando à beira da morte,
Alexandre convoca seus generais e seu escriba e relata a eles seus 3 últimos
desejos: 1 - Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos mais
reputados médicos da época
2 - Que fossem espalhados no caminho até seu túmulo, todos seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas... ) 3 - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos. Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, pergunta a Alexandre a razão destes. Alexandre explica então: 1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão, para mostrar aos presentes que estes não têm poder de cura nenhuma perante a morte 2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem 3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos,...de mãos vazias partimos!.
2 - Que fossem espalhados no caminho até seu túmulo, todos seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas... ) 3 - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos. Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, pergunta a Alexandre a razão destes. Alexandre explica então: 1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão, para mostrar aos presentes que estes não têm poder de cura nenhuma perante a morte 2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem 3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos,...de mãos vazias partimos!.
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A
PESQUISADORA E O MINEIRIN!
Uma pesquisadora do IBGE bate à porta de um
sitiozinho perdido no interior de Minas. - Essa terra dá mandioca? - Não,
senhora. - responde o roceiro. - Dá batata? - Também não, senhora! -
Dá feijão?
- Nunca deu! - Arroz? - De jeito nenhum! - Milho? - Nem brincando! - Quer dizer que por aqui não adianta plantar nada? - Ah! ... Se plantar é diferente..
- Nunca deu! - Arroz? - De jeito nenhum! - Milho? - Nem brincando! - Quer dizer que por aqui não adianta plantar nada? - Ah! ... Se plantar é diferente..
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