sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NEWS / ATUALIDADES. (09-08-24)

 OS BLOCOS DE pedras das pirâmides do Egito.

Eles têm 10m de altura, por 10m de largura, por 25m de comprimento, pesando dezenas de toneladas cada um. Este é o tamanho dos blocos de pedras usadas para construir a grande pirâmide do Egito. Existem 2 milhões e 500 mil blocos no total, ou seja, em 20 anos, teriam que extrair, transportar centenas de quilômetros, atravessar um rio, levantar e colocar um bloco de dezenas de toneladas a cada 9 segundos, 24h por dia, de forma ininterrupta! Para chegar ao topo, teria que haver uma rampa de 3 km para atingir os 150 metros de altura sem ficar muito empinado. Engenheiros atualmente, revelam que isso não é possível, mesmo com métodos e equipamentos pesados existentes hoje. Um absurdo e avançado conhecimento de trabalho de engenharia foi usado no passado remoto, sem dúvida, implicando quase com certeza, em conhecimento alienígena. - A construção já tem cerca de 5.000 anos ou mais. - Tem outra explicação, ...se você tiver, nos conte???

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A leitura!

“Eu li muitos livros e esqueci-me da maioria; mas então qual é o propósito da leitura? " Essa foi a pergunta que um aluno fez uma vez ao seu professor. O professor não respondeu na hora; no entanto, após alguns dias, enquanto ele e o jovem aluno estavam sentados perto de um rio, ele disse que estava com sede e pediu ao menino que lhe trouxesse um pouco de água com uma peneira velha e suja que estava no chão. O aluno se assustou, porque sabia que era um pedido sem lógica. No entanto, não pôde contradizer o seu mestre e, tendo tomado a ceda, começou a realizar esta absurda tarefa. Toda vez que mergulhava a peneira no rio para trazer um pouco de água para levar o seu mestre, ele não conseguia nem dar um passo em direção a ele, pois não sobrava uma gota na peneira. Ele tentou e tentou dezenas de vezes, mas, por mais que ele tenha tentado correr mais rápido da costa para o seu mestre, a água continuou passando por todos os buracos da peneira e perdeu-se no caminho. Exausto, sentou-se ao lado do Mestre e disse: "Não consigo trazer água com essa peneira; perdoe-me, mestre, é impossível e eu falhei na minha tarefa". “Não — respondeu o velho sorrindo — você não falhou. Olha a peneira, agora brilha, está limpa, está como nova. A água limpou-a." “Quando lês livros — continuou o velho mestre — és como uma peneira e eles são como água do rio. Não importa se você não consegue guardar na sua memória toda a água que eles deixam fluir em você; porque os livros com suas ideias, emoções, sentimentos, conhecimento, a verdade que você encontrará entre as suas páginas, limparão sua mente e espírito, e o tornarão uma pessoa melhor e renovada. Este é o propósito da leitura”.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Asterix e Obelix

Asterix é um personagem de quadrinhos francês criado por René Goscinny (roteirista) e Albert Uderzo (desenhista). Ele é um pequeno e astuto guerreiro gaulês que vive na aldeia fictícia de Armorica, na antiga Gália, durante a ocupação romana. A história se passa em 50 a.C., onde toda a Gália está ocupada pelos romanos, exceto uma pequena aldeia de irredutíveis gauleses que resiste aos invasores. A relação de Asterix e sua aldeia com Roma é marcada pela resistência e rebeldia. Os romanos, liderados por Júlio César, tentam incessantemente conquistar a aldeia de Asterix, mas são sempre frustrados pela força sobre-humana dos gauleses, proporcionada por uma poção mágica criada pelo druida Panoramix. Muitas das histórias giram em torno das tentativas dos romanos de conquistar a aldeia e das estratégias de Asterix e seus amigos para defenderem-se, geralmente de forma engenhosa e cômica. Asterix e seu inseparável amigo Obelix viajam para diversas partes do mundo, como Roma, Egito, Bretanha, Hispânia, e até a América, encontrando novas culturas e desafios. Ao longo das suas aventuras, ele faz novos amigos e enfrenta diferentes inimigos, tanto humanos quanto sobrenaturais, isso inclui outras tribos, piratas, e diversas figuras históricas e mitológicas. Seus quadrinhos são conhecidos por seu humor inteligente e sátira social, frequentemente fazendo referências a eventos e figuras históricas, bem como a cultura contemporânea da época em que foram escritos. A série combina aventura, humor e uma dose de crítica social, tornando-se um clássico dos quadrinhos apreciado por leitores de todas as idades ao redor do mundo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As quatro esposas.

 Era uma vez um rei que tinha quatro esposas.  Ele amava sua quarta esposa mais do que as outras e a adornava com roupas ricas e a agradava com as melhores iguarias. Ele também amava muito sua terceira esposa e sempre a exibia nos reinos vizinhos.  No entanto, ele temia que um dia ela fosse embora com outra pessoa. Ele também amava sua segunda esposa.  Ela era sua confidente e sempre foi gentil, atenciosa e paciente com ele.  Sempre que o rei tinha um problema, ele confiava nela para ajudá-lo nos momentos difíceis. A primeira esposa do rei foi uma companheira muito leal e fez grandes contribuições para a manutenção da riqueza e do reino do monarca.  No entanto, ele não amava a sua primeira esposa e embora ela o amasse profundamente, ele quase não a notava. Um dia o rei adoeceu e percebeu que lhe restava pouco tempo.  Ele pensou em sua vida de luxo e meditou: “Agora tenho quatro esposas comigo, mas, quando morrer, ficarei sozinho”.  Então ele perguntou à sua quarta esposa: "Eu amei você mais do que as outras, dei-lhe as melhores roupas e cuidei de você com carinho. Agora que estou morrendo, você estaria disposta a me seguir e ser minha companhia?"  “De jeito nenhum!” respondeu a quarta esposa e foi embora sem dizer mais nada.  A resposta dela penetrou em seu coração como uma faca afiada. O entristecido monarca perguntou à sua terceira esposa: "Eu amei você durante toda a minha vida. Agora que estou morrendo, você estaria disposta a me seguir e ser minha companhia?"  "Não!", respondeu sua terceira esposa.  “A vida é boa demais! Quando você morrer, pretendo me casar novamente!  Seu coração experimentou um forte choque e ficou frio. Ele então perguntou à sua segunda esposa: "Sempre procurei sua ajuda e você sempre esteve ao meu lado. Quando eu morrer, você estaria disposta a me seguir e ser minha companhia?"  “Desculpe, não posso ajudá-lo desta vez!”, respondeu a segunda esposa.  "O máximo que posso fazer por você é enterrá-lo."  Sua resposta veio como um relâmpago estrondoso que devastou o rei. Então ele ouviu uma voz: “Eu irei com você e te seguirei onde quer que você vá”.  O rei olhou na direção da voz e lá estava sua primeira esposa.  Ela parecia tão magra que sofria de desnutrição.  Profundamente emocionado, o monarca disse: “Eu deveria ter cuidado melhor de você quando tive oportunidade de fazê-lo!” Na verdade, todos nós temos quatro esposas em nossas vidas.  Nossa quarta esposa é nosso corpo. Não importa quanto tempo e esforço dediquemos para que pareça bom, ele nos deixará quando morrermos. Nossa terceira esposa são nossos bens, status social e riqueza.  Quando morrermos, eles irão para outros. Nossa segunda esposa é nossa família e amigos.  Não importa o quanto eles nos apoiaram aqui, o máximo que podem fazer é nos acompanhar até o túmulo. E nossa primeira esposa é o nosso espírito, muitas vezes ignorado na busca por fortuna, poder e prazeres do ego. Porém, nosso espírito é a única coisa que nos acompanhará onde quer que formos. Todos nós temos a oportunidade de começar a cuidar, amar e cultivar o nosso espírito como ele merece, logicamente sem descuidar da nossa família e amigos, e mantendo o nosso corpo o mais saudável possível. Deus conosco sempre!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O leão e o mosquito

Certa vez, um mosquito se aproximou de um leão e disse-lhe que não tinha medo dele porque, apesar do tamanho, era mais forte que ele.  O rei dos felinos, surpreso com sua ousadia, começou a rir, mas o inseto o desafiou dizendo: “Se você acha que pode me vencer, mostre-me”.  Como queria se livrar dele, o leão o desafiou para uma luta.  Assim, o mosquito deu seu zumbido e atacou o animal mordendo-o diversas vezes ao redor do nariz, onde não havia pelos para protegê-lo.  Muito abatido, o leão começou a se coçar com as próprias garras até que, cansado de se machucar, desistiu da luta.  Feliz, o mosquito voou feito louco por toda parte se gabando de sua vitória.  Ele ficou tão orgulhoso que, sem perceber, se enroscou em uma teia de aranha e, em questão de segundos, a aranha se aproximou com a intenção de comê-lo de uma só vez.  Momentos antes de ser devorado, o mosquito lamentou: “Mas que grande infortúnio.  Eu, que lutei contra os mais poderosos e os derrotei, vou morrer nas mãos de uma aranha insignificante.  E antes de cravar os dentes nele, ela lhe disse: “Não importa quão grandes tenham sido os seus sucessos, o que importa é evitar que a alegria, o orgulho e a arrogância de tê-los conseguido estraguem tudo”.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AS 7 LEIS QUE ISAAC NEWTON ESQUECEU DE NOS CONTAR.

1. LEI DO PÃO: Quando a fatia de pão com manteiga cai, ela sempre cai do lado com manteiga. 2. LEI DA FILA: Se você mudar de fila, aquela que você acabou de sair começará a se mover mais rápido do que aquela em que você está agora. 3. LEI DOS ENCONTROS: A probabilidade de encontrar alguém que você conhece aumenta quando você está com alguém com quem não quer ser visto. 4. LEI DO RESULTADO: Quando você tenta provar para alguém que uma máquina funciona, ela não funcionará! 5. LEI DA BIOMECÂNICA: A gravidade da coceira é inversamente proporcional ao alcance. 6. LEI DO CAFÉ: Assim que você se sentar para tomar um café quente, aparecerá algo para fazer que durará até que o café esfrie. 7. LEI DAS COISAS MAIS BARATAS:  Você sempre consegue as coisas mais baratas depois de comprar as mais caras. - Qual das opções acima lhe acontece com mais frequência?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Dia Nacional do Biscoito é celebrado anualmente em 20 de julho.

O alimento é feito de farinha, água, sal (ou açúcar) e pode ainda ser recheado ou não. Diante dessa definição tão simples, não estranhamos o fato do mercado brasileiro contar com cerca de 200 tipos de biscoitos. A origem é imemorial, pois acredita-se que os homens primitivos já esmagavam grãos e os misturavam com água. Pesquisas indicam que o biscoito já era preparado no Antigo Egito e na Pérsia. Etimologia. A palavra biscoito vem do latim: "bis", duas e "coctus", cozido e significa "cozido duas vezes", numa alusão ao processo de fabricação. O vocábulo passou para a língua portuguesa pelo francês, "bescuit". Já a palavra bolacha, que também é usada para designar este alimento, vem do vocábulo em latim "bulla" - bola - e do sufixo "acha". Biscoito ou Bolacha? No Brasil há uma polêmica em torno do nome "certo" para este alimento: biscoito ou bolacha? Para a indústria alimentícia, o nome consagrado é biscoito. Na verdade, não existe diferença, pois ambos designam a mesma coisa. Como todos os idiomas, há diferenças de vocabulário regionais. Assim, em certas partes do país se diz "biscoito" e outras, "bolacha". Em Portugal, a palavra biscoito denominava o alimento servido aos marinheiros que participavam das travessias oceânicas. Por isso, esta palavra é considerada antiquada e se diz modernamente bolacha. No Brasil há estados que designam como "biscoito", aqueles feitos com a massa fina, mais caros e utilizados para chás, equivalentes ao "biscuit" do inglês britânico. Ainda existem pessoas que afirmam que "biscoito" seria somente o feito com polvilho. Vemos que a discussão está longe de acabar...Curiosidades. A disputa em torno do nome "certo" rendeu um quadro humorístico no programa Zorra Total e um funk cantado pela blogueira "Jout Jout". Calcula-se que 110,3 milhões de pessoas no Brasil utilizem "bolacha", enquanto que cerca de 99,1 milhões prefiram o termo "biscoito".

NEWS / ATUALIDADES. (02-08-24)

 RONAN LIBERAL.

Sábado cedo dia 27/07, recebi em casa a visita de Ronan Liberal Filho, me trazendo o maravilhoso presente do livro biográfico da história de seu pai, nosso especial amigo, e excelente ex-prefeito, Ronan Liberal sr. -  Uma leitura cativante de um homem do interior, simples, que se tornou grande pelo seu amor a nossa terra, inesquecível. - Parabéns a Cristovan Sena, pela excelente ideia de guardar a memória santarena através de sua iniciativa de publicar as memorias daqueles que foram maiores, e que fizeram a diferença para o bem e o crescimento de nossa Santarém.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O RATO E O SAPO.

Certa vez, um rato de terra bastante inocente tornou-se amigo de um sapo, para desgraça dele. O sapo, que era bastante cruel, imediatamente pensou em zombar do roedor e convenceu-o a amarrar a pata à própria conca com a desculpa de que assim se tornariam inseparáveis. Amarrados os dois pelas patas, começaram primeiro marcha por terra para comer trigo e depois aproximaram-se da margem do pântano, onde o sapo, sem hesitar nem um segundo, deu um grande salto arrastando o pobre rato para o fundo e começou a brincar feliz no água sem pensar na sorte do seu amigo. Enquanto croava e ria alegremente, o infeliz rato, inchado de água, afogou-se, ficando à tona amarrado à pata do sapo. Um milano (ave de rapina) que passava viu o rato flutuando e, imediatamente, pegou-o com as garras arrastando com ele, para sua surpresa, o sapo acorrentado, também serviu de jantar ao milão...Como acontece com o sapo desta fábula, tenha sempre em mente que toda ação feita com intenções do mal pode acabar contra o mesmo que a comete. Crueldade e Zombaria com outras pessoas acabam por se pagar caro demais. Isto hoje se chama “Bulling”.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DE ONDE VEM OS POVOS MAYAS E OS AZTECAS?

Charles Étienne Brasseur de Bourbourg (1814 - 1874) foi um abade flamengo do século XIX. Além de sua profissão clerical, o abade francês é universalmente conhecido por suas importantes contribuições para o conhecimento dos povos mesoamericanos. Na verdade, Charles Étienne Brasseur foi também um renomado escritor, etnógrafo e arqueólogo que se especializou particularmente no estudo das civilizações maias e astecas. Segundo o estudioso, os maias lembraram sua terra natal como um "continente localizado no Pacífico" que mais tarde afundou. Eles chamaram a este continente de "Terra de Mu". Alguns anos atrás, pensava-se que isto era uma lenda. Mas a chegada dos satélites provou que tudo isso é verdade. Na verdade, a atual Indonésia e Austrália são "remanescentes" de um continente muito maior, a que os cientistas chamam Sundaland. Este continente localizado nas águas do Oceano Pacífico estava parcialmente submerso há 14.000 anos quando o Oceano Pacfico subiu em cerca de 140 metros. Como os Maias souberam sobre o "continente afundado" no Oceano Pacífico? É uma coincidência incrível? Ou os seus antepassados realmente vieram de Sundaland? Mais uma vez, se ouvíssemos a ciência e não os nossos preconceitos, os Maias teriam toda a razão. Seus antepassados vieram de Sundaland. Como podemos ter certeza? Segundo Kenneth M. Olsen, um biólogo especializado em evolução vegetal na Universidade de Washington em St. Louis, temos provas irrefutáveis de que navegantes das regiões de Sundaland e Sahuland viajaram para o Panamá na América Central em tempos pré-colombianos. A "prova viva" é a presença do coco na América. Este investigador descobriu que todos os coqueiros, onde quer que estejam no mundo, vêm da Índia ou da antiga região de Sundaland. Além disso, o professor explica que, pelo menos no que diz respeito às longas distâncias, o coqueiro não migra naturalmente, ao contrário das sementes de outras plantas. Se for caso disso, deve ser transportado por humanos para outras regiões distantes para criar raízes lá. Se o coqueiro chegou à América Central em tempos pré-colombianos, significa que outros marinheiros chegaram à América antes de Cristóvão Colombo e o plantaram.” #agoralanavedelmisterioylacultura Web.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CINTO DE SEGURANÇA!

Em 1958, o engenheiro mecânico sueco Nils Bohlin (1920-2002) foi encarregado pela fabricante de veículos Volvo, também sueca, de criar um cinto de segurança para carro que realmente funcionasse. Antes disso, da forma como eram projetados, os cintos de segurança causavam ferimentos graves no abdômen ou no pescoço dos passageiros em caso de colisão. Até então, ele era designer de aeronaves na fabricante de aviões sueca Saab e ali havia ajudado a desenvolver assentos ejetáveis. Na Volvo, passou a atuar como engenheiro de segurança. Em apenas três meses, Bohlin criou o cinto de segurança de três pontas, um item que mudaria para sempre os padrões de segurança do setor automobilístico. A Volvo se encantou com o invento e decidiu liberar a patente para outras fabricantes de veículos. Estima-se que o item criado por Bohlin tenha salvado mais de 1 milhão de vidas. "Acho que ninguém salvou tantas vidas como ele", disse o enteado de Bohlin, Gunnar Örnmark, visivelmente emocionado. Mas, quando o cinto de segurança se tornou obrigatório ao redor do mundo, nos anos 1970, nem todos os motoristas gostaram da ideia. Muitos se queixaram do desconforto. Por isso, para ampliar a conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança, Bohlin viajou o mundo para demonstrar seu invento de forma pouco usual: usando um brinquedo pequeno com um ovo dentro. "Ele era um pouco tímido quando falava sobre isso (o cinto de três pontas) conosco. Dizia: 'não é grande coisa'", relembra Örnmark. Segundo o enteado, Bohlin tinha "um coração grande, era como um Papai Noel". Bohlin foi incluído no Hall da Fama dos Inventores Nacionais dos Estados Unidos, com Thomas Edison e Graham Bell, inventores da lâmpada elétrica e do telefone, respectivamente.

Ele morreu na manhã em que receberia a premiação. Örnmark o substituiu. "Eu estava lá para receber o prêmio e fazer o discurso por ele. Foi a coisa mais difícil que já fiz na vida", conta. "Terminei meu discurso dizendo: 'não se esqueçam de apertar os cintos'".

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CURIOSIDADES!

Nicolau Ferriol (1479, 1536), mas conhecido pela alcunha de Triboulet, foi um bobo da corte francês que serviu tanto a Luís XII (rei durante 1498 a 1515) como também de Francisco I da França (rei de 1515 a 1547).

Triboulet é considerado como o mais famoso bufão de toda história da Europa, suas estórias foram passadas por gerações, ao ponto do folclore francês ser repleto de causos protagonizados por ele, fica até difícil saber e diferenciar quais estórias são reais e quais são apenas fruto do imaginário da população. A mais famosa dessas estórias orais, é a que ele teria dado um tapa nas nádegas do rei Francisco I. Este ato irritou tanto o rei , que ele teria ameaçado executar Triboulet. Supostamente, depois de um certo tempo ao se acalmar, o monarca decidiu poupar a vida de Triboulet, porém, somente se ele pudesse pensar em um pedido de desculpas que fosse ainda mais ofensivo do que o ato que ele acabara fazer. Triboulet pensou um pouco e teria dito: "Sinto muito, majestade, é que eu não o reconheci! Infelizmente, eu o confundi com a rainha!". A resposta de Triboulet, embora inteligente e de fato muito mais ofensiva, infrigia uma lei da época que proibia que qualquer pessoa zombasse da rainha. O rei então decidiu prosseguir com a execução do pobre coitado, mas em um ato de bondade para com seu amado bobo da corte, que o teria servido muito bem durante muitos anos, Francisco I permitiu que ele escolhesse como seria executado. Com sua vida em jogo, Triboulet teria respondido:"Bom senhor, pelo bem de São Nitouche e São Pansard, patronos da insanidade, eu escolho morrer de velhice."O rei francês teria ficado surpreso, e sem palavras não pode fazer nada além de cair na gargalhada. Mais uma vez, em um ato de piedade, ele teria cancelado a execução, decidindo apenas desterrar o pobre Triboulet. A figura de Triboulet também é muito presente na arte e na cultura européia, ele aparece por exemplo no Livro 3 das Crônicas Pantagruelinas de François Rabelais. Ele também é presente em Le Roi s'amuse de Victor Hugo e sua versão operística, Rigoletto de Giuseppe Verdi. Além de servir de inspiração para diversos quadros da época.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Álcool nos pães!

Pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), divulgada nesta quinta-feira (11), mostra que há presença de álcool em produtos de diversas marcas populares de pães de forma. De acordo com o levantamento, se os pães fossem bebidas, os produtos de cinco marcas seriam considerados alcoólicos, ou seja, com teor de álcool superior a 0,5%: Visconti (teor alcoólico de 3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%), Wick Leve (0,52%), e Panco (0,51%). Algumas marcas de pães também poderiam não passar no teste do bafômetro, dependendo da quantidade ingerida pelo consumidor. Considerando os índices do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a quantidade segura de álcool no organismo (circulando no sangue) seria abaixo de 3,3 gramas (g) de álcool. De acordo com a pesquisa, duas fatias do pão de forma da marca Visconti teriam o equivalente a 1,69 g de álcool; da Bauducco, a 0,59 g; e da Wickbold 5 Zeros, a 0,45 g. “Para grávidas e lactantes, a ingestão recorrente de álcool, mesmo que em baixas doses, pode afetar o aprendizado e ocasionar problemas de memória. A síndrome alcoólica fetal (SAF), ocasionada pela ingestão de álcool, é caracterizada por anormalidades no neurodesenvolvimento do sistema nervoso central, retardo de crescimento e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade”, diz o texto da pesquisa. O estudo mostra ainda que, caso os pães fossem medicamentos fitoterápicos, seria necessário haver advertências nas embalagens de oito marcas brasileiras. De acordo com as diretrizes pediátricas europeias, o valor limítrofe de advertência para a presença de álcool em medicamentos fitoterápicos é de 6 miligrama por quilo (mg/kg) de peso corporal para crianças. Considerando uma criança de 12,5 kg, a taxa limite seria de 75 mg. Essa quantidade é superada, em uma única fatia de pão, nas marcas Visconti (843 mg de etanol), Bauducco (293 mg), Wickbold 5 Zeros (233 mg), Wickbold Sem Glúten (165 mg), Wickbold Leve (130 mg), Panco (128 mg), Seven Boys (125 mg), Wickbold (88 mg). De acordo com o levantamento, a contaminação dos pães com o álcool pode ocorrer no momento de a indústria acrescentar conservantes nos produtos. “O álcool usado para diluição do conservante [colocado após o pão passar pelo forno] deve ser evaporado até o consumo em si do pão, mas se houver um abuso na quantidade do antimofo ou em sua diluição, isso pode não ocorrer e ocasionar em um pão com um teor de etanol muito elevado”, diz o texto da pesquisa. Em nota, a Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, disse que que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. “A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.”

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escrúpulos

“Em latim ′′ escrúpulum ′′ designava uma pequena pedra afiada. Ela costumava dar problemas aos legionários romanos durante as suas longas caminhadas. Pequenas pedras entravam nas suas caligae, sandálias abertas, entre a sola e o pé, causando desconforto recorrente. Os ′′ escrúpulos ′′ colocavam então os legionários perante uma escolha: sofrer continuando em frente, ou parar para a tirar, correndo o risco de diminuir a marcha da coluna e sofrer as repreensões dos seus superiores. Pouco a pouco, a expressão ′′ ter escrúpulos ′′ saiu do campo militar para se referir a qualquer interrogação sobre a conduta a adotar. Tribunos, generais, senadores que iam a cavalo ou eram carregados, assim como os poderosos de hoje, não tinham escrúpulos."

NEWS / ATUALIDADES. (26-07-24)

 O Colosso de Rodes!

1. - Origem e construção: - O Colosso de Rodes foi erguido no ano 280 a.C. por Cares de Lindos, um escultor grego, para celebrar a bem sucedida defesa da cidade de Rodes contra um ataque de Demetrios I da Macedônia. - Era dedicada ao deus grego do sol, Hélios, e tinha cerca de 33 metros de altura, o que a tornava a maior estátua do mundo antigo. - Construído em ferro com placas de latão coladas para formar a pele, o Colosso estava localizado na localidade de Rodes, na ilha grega com o mesmo nome. 2. - Colapso e conservação: - Em 226 A.C., um terremoto causou o colapso do Colosso, mas algumas partes foram preservadas. - Contrariamente à lenda, os ródios não reconstruíram a estátua segundo o oráculo de Delfos.

- Juan Malalas escreveu erradamente que Adriano a restaurou, mas não foi assim. 3. - Depois da destruição: - No ano 653, a ilha de Rodes foi conquistada pelos árabes e, segundo a Crônica de Teófanes o Confessor, a estátua foi completamente destruída e os seus restos mortais vendidos. - Desde 2008, foram anunciados planos não realizados para construir um novo Colosso no porto de Rodes, embora a localização exata do monumento original continuasse controversa. Rodes é a maior ilha do grupo grego do Dodecaneso, localizada no sudeste do Egeu. A ilha teve um importante protagonismo nos assuntos gregos e mediterrânicos na Idade do Bronze, Arcaico e Clássico, e foi especialmente próspera na época helenística. O Colosso de Rodes continua a ser um símbolo icônico da Antiguidade e da resistência da cidade de Rodes.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O PODER DA CONSTRUÇÃO!!!

Na Inglaterra, não é raro ver paredes de tijolos "onduladas" . Curiosamente, o design usa menos tijolos do que uma parede reta. Uma parede reta que tem apenas um tijolo de espessura não é resistente o suficiente para se segurar sozinha e pode ser facilmente derrubada, por isso geralmente têm uma espessura de pelo menos duas ou mais camadas de tijolos e intervalos regulares com postes verticais que servem como contrafortes. Mas uma parede ondulada de "um tijolo" segura-se bem sozinha devido ao suporte do arco que fornece a sua forma, que combina parede e contraforte. Essa estrutura se chama "muro serpenteante" ou "crinkle crankle paredes" . A forma ondulada permite um aumento considerável do momento de inércia da secção, o que permite reduzir as tensões causadas pelo momento flector na base.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“"O Azul Egípcio"

O Azul Egípcio é o pigmento artificial mais antigo conhecido. A cor Azul tem sido ao longo da história da humanidade uma das mais citadas, identificada por esta com a realeza e a divindade, devido à dificuldade de sua obtenção. Os pigmentos azuis foram utilizados desde muito antigos, mas posteriores a outros como o vermelho, o preto, o marrom ou o ocre, mais fáceis de obter na natureza e já utilizados na arte artística. Mas o pigmento azul mais citado veio de minerais como o lápis-lazúli, escasso e raro e, portanto, muito caro. Os maiores depósitos de lápis-lazúli estão localizados no Hindu Kush, no Afeganistão, onde ainda são explorados com procedimentos muito semelhantes aos empregados há mais de 3.000 anos. Os egípcios cuidavam dessas minas de grandes quantidades de lápis-lazúli para obter a azurita, o pó que fornecia o pigmento azul com que adornavam suas obras artísticas. Seu preço era tão alto que mesmo na época medieval ainda quadruplicava o ouro. É por isso que por volta de 3.000 aC eles procuraram uma maneira de fazer seu próprio pigmento azul. Aos poucos foram aperfeiçoando a técnica, que consistia em moer sílica, cal, cobre e uma base alcalina e aquecê-la a 800-900 graus Celsius. O resultado obtido é considerado o primeiro pigmento sintético da história. Os egípcios utilizavam-no para pintar madeira, papiros e telas, colorindo esmaltes, incrustações e vasos. Mas principalmente no campo funerário nas máscaras, estátuas e pinturas dos túmulos, pois acreditavam que a cor azul protegia os mortos do mal na outra vida. O exemplo mais antigo conhecido do pigmento data de cerca de 5.000 anos atrás e foi encontrado na pintura de uma tumba do reinado de ka-Sen, o último faraó da primeira dinastia. No novo reino o Azul Egípcio foi utilizado abundantemente como pigmento sendo encontrado em estátuas, pinturas de tumbas e sarcófagos.”

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O inventor da Televisão a Cores !

Guillermo González Camarena, nascido a 17 de fevereiro de 1917 em Guadalajara, México, é conhecido como o inventor do sistema de televisão a cores. Sua contribuição inovadora transformou a maneira como o mundo assistia a televisão, tornando possível a transmissão de imagens a cores e levando a experiência televisiva a um novo patamar. Em 1940, aos 23 anos de idade, González Camarena patenteou um sistema tricromático sequencial de campos, que utilizava as cores primárias (vermelho, verde e azul) para criar imagens coloridas nos ecrãs de televisão. Este sistema foi um avanço significativo em relação às transmissões a preto e branco que predominavam na época. Em 1946, fez a primeira transmissão a cores no México, marcando um marco na história da televisão. Seu sistema foi adotado e melhorado posteriormente, influenciando os padrões internacionais de televisão a cores. Além do seu trabalho na televisão a cores, González Camarena foi um prolífico inventor e cientista, com inúmeras contribuições para a tecnologia e a engenharia. O legado de Guillermo González Camarena permanece em cada tela de TV a cores, destacando sua contribuição fundamental para a tecnologia de entretenimento e a experiência visual.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Mundial do Chocolate - 7 de julho.

Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que ela marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Antigamente, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América. Tomar chocolate quente, então, virou símbolo de status para a aristocracia europeia, e o chocolate ficou popular somente com a Revolução Industrial. Nesta data, é comum o consumo de chocolates nas suas diversas variações. Em algumas culturas, é normal a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data. Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate. Isto porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria. Benefícios do chocolate

Quando consumido na quantidade certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo) traz diversos efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo: Alivia o estresse; Combate a ansiedade; Ajuda o raciocínio; Melhora o humor (liberação de serotonina); Fornecer energia ao organismo; Combate a hipertensão e depressão. Nos Estados Unidos, também é comemorado o Dia Internacional do Chocolate em 13 de setembro. Curiosidades sobre o chocolate. Chocolate branco não é chocolate de verdade. Consiste numa mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite. Chocolate diet não é aconselhável para dieta, mas sim para diabéticos, já que apresenta baixo teor de açúcar. Os brasileiros comem, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, o que faz com que o país esteja entre os maiores mercados consumidores no mundo deste produto

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cleópatra!

Você sabia? - Aos 17 anos, Cleópatra tornou-se rainha do Egito e governou até os 39 anos. Poliglota, ela falava nove línguas, incluindo egípcio antigo, parta, hebraico, medo, troglodita, sírio, etíope e árabe. Esta proeza linguística significava que ela poderia ler qualquer livro do mundo, garantindo-lhe acesso incomparável a uma vasta gama de conhecimentos. Cleópatra tinha grande conhecimento em vários assuntos, como geografia, história, astronomia, diplomacia internacional, matemática, alquimia, medicina, zoologia, economia e muito mais. Sua curiosidade intelectual e dedicação ao aprendizado fizeram dela uma estudiosa e governante formidável. Apesar da destruição de muitos de seus livros no incêndio, alguns de seus remédios fitoterápicos e dicas de beleza sobreviveram, transmitidos através dos tempos. Sua proficiência em vários idiomas permitiu-lhe acessar numerosos papiros que agora estão perdidos, proporcionando-lhe uma riqueza de informações que de outra forma não estariam disponíveis. A sua influência nas ciências e na medicina foi muito apreciada nos primeiros séculos do cristianismo, tornando-a uma figura sem paralelo na história da humanidade.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOSSA MARAVILHOSA LINGUA PORTUGUESA!

A língua portuguesa é um dos maiores tesouros culturais do mundo, com uma rica história e uma complexidade fascinante. Seu uso espalhou-se por todo o globo, tornando-se uma língua globalmente influente. A língua portuguesa não é apenas um meio de comunicação; é uma expressão cultural, que influenciamos e que nos influencia, que nos une e que também nos afasta. Sendo a nossa língua materna, é a língua em que pensamos, mas, mais do que isso, é aquela em que sentimos, em que sonhamos e em que nos emocionamos. Por ser a língua que usamos diariamente, e talvez por julgarmos Portugal como um país pequeno, tendemos a esquecer a imensa riqueza cultural do idioma português. E a riqueza de uma língua pode ser medida pela inclusão e diversidade. Ao longo dos séculos a língua portuguesa foi enriquecida por influências africanas e brasileiras. O texto abaixo é de autoria de Rose Campos: "Os anos 1960 no Brasil geraram diversas gírias devido às intensas mudanças culturais e sociais da época. A linguagem é uma entidade viva, que evolui e se transforma ao longo do tempo. Na década de 1960, o Brasil viveu um período cultural intenso, que refletiu também no uso de gírias que, para muitos hoje, podem parecer incompreensíveis. Estas expressões encapsulam a alma de uma época marcada por revoluções musicais, mudanças sociais e transformações políticas. Os anos 1960 no Brasil foram marcados pelo surgimento da Bossa Nova, a explosão do movimento Tropicália e a efervescência da Jovem Guarda. Além disso, o contexto político da ditadura militar e a influência de movimentos internacionais de contracultura, como o movimento hippie, também contribuíram para o surgimento de uma linguagem própria. Boa pinta e borogodó. “Boa pinta” e “borogodó” são exemplos perfeitos das gírias da década de 1960. “Boa pinta” designava alguém de boa aparência, enquanto “borogodó” referia-se a uma pessoa charmosa ou sensual. Broto e pão. “Broto” era utilizado para descrever um jovem atraente, tanto garoto quanto garota, enquanto “pão” era uma gíria específica para homens bonitos. Dar tábua. “Dar tábua” significava recusar-se a dançar, uma atividade social essencial nos encontros juvenis. Lelé da cuca. Gírias mais coloquiais e humorísticas como “lelé da cuca” tinham seus lugares garantidos nas conversas. “Lelé da cuca” era uma maneira divertida de dizer que alguém estava louco. Papo furado. Conversas desimportantes eram chamadas de “papo furado”, destacando uma preocupação com a substância e a seriedade no discurso. Fogo na roupa. A gíria “fogo na roupa” nos anos 1960 no Brasil era usada para descrever uma situação complicada ou desafiadora. Também poderia se referir a alguém que estava agindo de maneira muito intensa ou criando confusão."

sexta-feira, 19 de julho de 2024

NEWS / ATUALIDADES. (19-07-24)

 História da fruta Maçã !

"Maçã" originou-se do termo do latim mala matiana, que significa "maçãs de Mácio". A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido introduzidas na América do Norte pelos colonizadores europeus. As maçãs têm estado presentes na mitologia e religiões de muitas culturas, incluindo as tradições nórdica, grega e cristã. Em 2010, o genoma da fruta foi descodificado, levando a uma nova compreensão no controle de doenças e na reprodução seletiva durante a produção da maçã. O centro de origem do gênero Malus é na Ásia Central. A macieira é talvez a mais antiga árvore que tenha sido cultivada, e seus frutos foram melhorados ao longo de milhares de anos. Relata-se que Alexandre, o Grande encontrou maçãs anãs no Cazaquistão em 328 a.C.; aquelas que ele trouxe de volta para a Macedônia podem ter sido as geradoras das plantações de maças anãs. As maçãs do inverno, colhidas no final do outono e armazenadas em temperatura pouco acima do congelamento, foram um alimento importante na Ásia e na Europa durante milênios. As maçãs foram introduzidas na América do Norte pelos colonos no século XVII, e o primeiro pomar de macieira no norte do continente americano foi plantada em Boston pelo Reverendo William Blaxton em 1625. As únicas maçãs nativas da América do Norte são as maçãs silvestres, que já foram chamadas de "maçãs comuns". Variedades de maçãs trazidas da Europa como semente foram espalhadas ao longo das rotas comerciais dos nativos americanos, bem como foram cultivadas em fazendas coloniais. Em 1845, um catálogo de viveiro de maçãs nos Estados Unidos vendia 350 das "melhores" variedades, mostrando a proliferação de novas variedades norte-americanas no início do século XIX. No século XX, iniciaram os projetos de rega na parte leste do estado de Washington, permitindo o desenvolvimento de uma indústria de frutas multibilionária, onde a maçã é o produto líder.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Mistérios da Pedra da Gávea NO RIO DE JANEIRO.

Você sabia? - Um dos maiores mistérios do mundo antigo: a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, é uma montanha de 842 metros que possui o maior bloco de granito à beira mar em todo o planeta. O monólito é cercado de mistérios e lendas, por apresentar uma infinidade de sinais estranhos, símbolos e ranhuras que se assemelham à escritas. Tem-se contado relatos de contatos com seres estranhos e ovnis sobre a Pedra gávea desde os primórdios da colonização, e no último século, atraíram a atenção de pesquisadores do mundo todo. O local é tema de estudos de muitos arqueólogos nacionais e estrangeiros. Em 1963 o arqueólogo e professor Bernardo A. Silva traduziu as inscrições: LAABHTEJ BAR RIZDAB NAISINEOF RUZT. Lidas de trás para a frente: TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL. Tyro Phoenicia, Badezir primogênito de Jethbaal. Em 856 AC Badezir assumiu o lugar de seu pai no trono real de TYRO. Badezir teria sido vítima de um golpe de estado posto em prática por seu irmão e teria navegado até o Brasil com um casal de filhos gêmeos, um sacerdote e parte de sua corte, composta também de alguns soldados fiéis. Sabe-se que os fenícios eram grandes navegadores. Segundo algumas fontes, os fenícios teriam miscigenado com índios brasileiros dando origem às tribos tupis e guaranis. Existe uma teoria, a qual é bastante difundida, de que a Pedra da Gávea seria a tumba de um rei fenício. Tudo começa no século XIX. Algumas "marcas" na rocha chamaram a atenção do Imperador D. Pedro I, apesar de seu pai, D. João VI, rei de Portugal, já ter recebido um relatório de um padre falando sobre as marcas estranhas, as quais foram datadas de antes de 1500. O Instituto Histórico e Geográfico do Brasil decidiu que a Pedra da Gávea deveria ser extensamente analisada, e ordenou então o estudo do local e suas inscrições. Algumas outras inscrições lembrando cobras, raios-solares, etc, espalhados pelo topo da montanha. 1937. Dois jovens pesquisadores resolvem passar a noite na Pedra da Gávea. Milhões de estrelas são vistas no céu do Rio de Janeiro, então uma cidade livre da poluição. No meio da madrugada avistaram uma misteriosa luz verde que saía de uma fenda. O que poderia ser aquilo? De imediato os dois foram ao referido local verificar o que poderia ser aquela misteriosa luz. Ao entrarem na fenda, se depararam com um estranho ambiente com várias estátuas humanas. Uma nova luz muito forte fez com que ambos desmaiassem. Ao acordarem, já com dia claro, eles desceram e trataram de contar o fato à imprensa. Um jornal se interessou pela história e acertou com eles uma visita ao local de onde a tal luz verde saía. Ao voltarem à Pedra da Gávea veio a desilusão, não conseguiram achar a tal fenda e muito menos o ambiente onde tinham visto as estátuas humanas. Posteriormente os dois enlouqueceram e foram internados na colônia Juliano Moreira (Jacarepaguá), onde viveram seus últimos dias, jurando terem vivenciado a história que contaram para os jornais. Em 1839, uma expedição do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) não conseguiu confirmar se as marcas tinham sido feitas pela mão do homem ou pela ação do tempo. A dúvida persistiu e, em 1930, foi publicado o livro "Inscrições e tradições da América pré-histórica", de Bernardo de Azevedo da Silva Ramos. Nele, o arqueólogo traduzia as supostas inscrições. De acordo com Ramos, elas diziam "Tiro, Fenícia, Badezir, primogênito Jethbaal" - sendo Tiro uma das cidades-estados da Fenícia e Badezir outra grafia de Baalazar, que teria reinado naquela cidade entre 855 e 850 a.C. Outro fator que aumenta ainda mais os mistérios sobre a Pedra da Gávea, é pelo fato da existência de um portal situado quase no topo da Pedra da Gávea, que é vista apenas do lado da Barra da Tijuca. Obviamente, muitos devem admitir que ali deve ser a entrada que dá o acesso ao túmulo do Rei fenício Badezir que ali foi sepultado, juntamente com suas joias. Roldão Pires Brandão, o ex-presidente da Associação Brasileira de Espeleologia e Pesquisa Arqueológica no Rio e um dos muitos que pesquisou os Enigmas da Pedra declarou: "É uma esfinge gravada em granito pelos fenícios, que tem a cara de um homem e o corpo de um animal deitado. A cauda deve ter caído por causa da ação do tempo. A rocha, vista de longe, tem a grandeza dos monumentos faraônicos e reproduz, em um de seus lados, a face severa de um patriarca". (O Globo) . Robert Frank Marx, arqueólogo americano, realizou em outubro de 1982 uma série de mergulhos na Baía de Guanabara a procura de navios fenícios afundados. Ele tentava provar que a costa do Brasil foi, em épocas remotas, visitada por civilizações orientais. O arqueólogo americano não encontrou o que queria: uma embarcação fenícia que teria naufragado em épocas remotas no Rio de Janeiro. Antes dele, porém, o mergulhador brasileiro José Roberto Teixeira já havia feito uma descoberta capaz de levar os limites da história oficial brasileira para um passado muito além. O mergulhador fez uma descoberta extremamente valiosa sobre aspectos da história e arqueologia. Ele encontrou três ânforas, com capacidade total para armazenar 36 litros. O fato correu em 1977 e foi tratado em sigilo, até que em 1978, foi revelado durante uma conferência no Museu Marinho. Um dos vasos ficou com o arqueólogo e os outros dois foram transferidos para a Marinha. As ânforas estão sob a guarda do governo brasileiro em um local desconhecido.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CANETAS BIC!!!

“Em 1930, um inventor húngaro observou crianças brincando com bolinhas de gude em uma poça, notando que as bolas deixavam um rastro de água em seu caminho. Então surgiu a ideia: por que não usar uma ponta de metal em formato de bola para escrever? Assim nasceu a caneta. László József Biro compartilhou sua ideia com seu irmão György, químico, e juntos começaram a pesquisar e experimentar para criar um novo tipo de caneta baseado neste conceito. Finalmente encontraram a combinação perfeita: uma tinta viscosa e uma ponta com uma bolinha que girava livremente, evitando que a tinta secasse e controlando seu fluxo. Eles apresentaram sua invenção na Feira Internacional de Budapeste em 1931 e a patentearam em 1938, embora não tenham conseguido comercializá-la imediatamente. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os irmãos emigraram para a Argentina, onde fundaram uma empresa numa garagem. Embora inicialmente não tenham tido sucesso devido ao alto custo do produto, conseguiram um contrato com a Força Aérea Britânica, o que aumentou sua popularidade. Em 1943, sua invenção foi alugada para Eversharp Faber, nos Estados Unidos, por US$ 2 milhões. Em 1950, Marcel Bich adquiriu os direitos e, por recomendação de um publicitário, retirou o "h" do sobrenome e fundou a empresa BICGroup. Nesse ano lançaram o primeiro Crystal BIC, um dos designs mais perfeitos já criados, do qual mais de 20 milhões de unidades são vendidas todos os dias em todo o mundo. Desde 1953, mais de 100 bilhões de Crystal BICs foram fabricadas, tornando-a a caneta mais vendida de todos os tempos.” il piacere la scoperta

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Curiosidades!!!

O orgasmo de um porco dura 30 minutos. (!!!). Uma barata viverá nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome. (Assustador). Ainda estou focado no porco. O louva-a-deus não pode copular enquanto a cabeça está presa ao corpo. A fêmea inicia o sexo arrancando a cabeça do macho. (Querida, estou em casa. O que...?) . A pulga pode pular 350 vezes o comprimento do corpo. É como um humano pulando o comprimento de um campo de futebol. (30 minutos. Porco sortudo! Você pode imaginar?). O peixe-gato tem mais de 27.000 papilas gustativas. (O que poderia ser tão saboroso no fundo de uma lagoa?). Alguns leões acasalam mais de 50 vezes por dia. (Ainda não acredito que esse porco... qualidade sobre quantidade.). As borboletas sentem gosto com os pés.(Algo que eu sempre quis saber.). Os elefantes são os únicos animais que não conseguem pular. (Ok, então isso seria uma coisa boa.). A urina de um gato brilha sob uma luz negra. (Gostaria de saber quanto foi gasto para descobrir isso.). O olho de um avestruz é maior que o seu cérebro.

(Conheço algumas pessoas assim.). As estrelas do mar não têm cérebro.. (Também conheço algumas pessoas assim.). Os ursos polares são canhotos. (Fale mal de um canhoto...). Humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer. (E esse porco? Os golfinhos sabem sobre o porco? Duvido se você não sorriu pelo menos uma vez...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para o meu amor! (faço minhas, as belas palavras dele, ...para Nena).

Você pode passar a sua vida inteira viajando, trabalhando, estudando. Pode passar sua juventude se divertindo, saindo com os amigos. Pode aprender inglês, francês e espanhol. Fazer o mestrado ou o doutorado dos sonhos. Alcançar o mais alto cargo da sua classe. Você pode ler mil livros. Comer os melhores doces. Tomar os melhores vinhos. Você pode ver as paisagens mais lindas que existe nesse mundo. Você pode ter feito tudo o que teve vontade e sonhou, e tudo isso ficará marcado na sua história, como lembranças preciosas de quem viveu muito bem. Mas se ao final da vida, você não tiver alguém para quem relembrar suas aventuras, rir com as mudanças físicas em suas fotos, preparar-lhe um café da manhã, segurar sua mão na hora da dor, sair correndo para comprar aquele remédio ou simplesmente esperar ansiosamente a sua volta para casa. Você pode ter vivido o que desejou, mas não viveu uma das grandes dádivas dessa vida, o *AMOR*. (Enviado pelo meu afilhado, Getúlio Reis, para minha afilhada Marcia Duarte)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O calcanhar de Aquiles!

É  uma expressão que se refere ao ponto fraco de uma pessoa, vem da mitologia grega e da Ilíada de Homero. Aquiles, filho da ninfa marinha Tetis, foi submerso por sua mãe no rio Styx para torná-lo imortal, mas ao segurá-lo pelo calcanhar, esta parte de seu corpo ficou vulnerável. Durante a Guerra de Tróia, uma flecha disparada por Paris atingiu esse ponto exato, causando a morte do herói. Esta história também dá nome ao tendão que conecta o calcanhar com a panturrilha, simbolizando essa vulnerabilidade.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

News atualidades (12/07/24)

 O significado grego antigo da palavra “idiota”

Um “idiota” que no uso moderno é uma pessoa estúpida ou tola, para os gregos antigos tinha um significado diferente e não carregava o sentido depreciativo ou insultuoso que tem hoje. O antigo entendimento grego de “idiota” referia-se a alguém que era um cidadão privado ou uma pessoa que não participava ativamente na vida pública ou na política. Vem do substantivo grego ἰδιώτης idiōtēs 'uma pessoa privada, um indivíduo' (em oposição ao estado), 'um cidadão privado' (em oposição a alguém com um cargo político) ou 'um homem comum'. O conceito enfatizou a importância da participação activa nos assuntos públicos, e aqueles que não se envolveram foram frequentemente vistos como deficientes em alguns aspectos. Os antigos gregos foram os primeiros a criar uma democracia.  A palavra “democracia” vem de duas palavras gregas que significam povo (demos) e governo (kratos). A democracia é a ideia de que os cidadãos de um país devem assumir um papel activo no governo do seu país e geri-lo directamente ou através de representantes eleitos. Assim, uma parte fundamental da democracia é que o povo tenha voz. A primeira democracia conhecida no mundo foi em Atenas. A democracia ateniense desenvolveu-se por volta do século V aC. Todos os cidadãos adultos eram obrigados a participar ativamente do governo. Se não cumprissem o seu dever, seriam multados e, por vezes, marcados com tinta vermelha. Um idiota para os gregos antigos era uma pessoa que escolheu a apatia

Portanto, “idiota” era alguém que optou por se distanciar dessas responsabilidades políticas, deixando de contribuir para o bem-estar coletivo da cidade. É certamente verdade que os gregos valorizavam a participação cívica e criticavam a não participação.  Tucídides cita a Oração Fúnebre de Péricles dizendo: “[nós] consideramos… aquele que não participa desses deveres [públicos] não como pouco ambicioso, mas como inútil”. No entanto, nem ele nem qualquer outro autor antigo usa a palavra “idiota” para descrever os não participantes, ou num sentido depreciativo; seu uso mais comum era simplesmente por um cidadão comum ou amador, em oposição a um funcionário do governo, profissional ou especialista. O sentido depreciativo surgiu séculos depois. A apatia é um dos principais ingredientes para ser um idiota. Alguém que não vota, não se preocupa com política e sociedade e não tem curiosidade e vontade de aprender. Na Grécia antiga , o desejo de aprender era essencial tanto para o desenvolvimento individual como para a sociedade.

Portanto, uma pessoa que desconsiderasse estas atividades intelectuais era rotulada como “idiota” pelos antigos gregos. No século III, a palavra “idiota” também passou a ser usada no latim, onde rapidamente se tornou sinônimo de pessoas ignorantes e sem instrução. O significado político original sobreviveu por um tempo, mas à medida que a cultura e as tradições da Grécia Antiga desapareceram na história, este significado mais novo e figurativo acabou por substituí-lo. E, emprestado para a língua através do francês, “idiota” apareceu em inglês pela primeira vez em c. 1384.  Por Tasos Kokkinidis

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A TORRE EIFFEL É UM MONUMENTO 50% CUBANO.

A Torre Eiffel, ou La Dame de Fer (A Dama de Ferro) como é chamada em França, é sem dúvida o maior ícone francês. . Reconhecida mundialmente como uma maravilha arquitetônica, é também o edifício mais alto da cidade e o monumento que recebe o maior número de visitantes anuais. A Torre Eiffel, erguida para a Feira Mundial de 1889 é a criação do arquiteto Gustave Eiffel e tem uma altura de 324 metros, o que equivale a um edifício de 81 andares. A partir dela pode-se ver Paris, a Ville Lumière (a Cidade Luz) em todo o seu esplendor. Embora hoje seja considerada um monumento nitidamente francês, a construção de La Torre Eiffel deve-se inteiramente ao trabalho do cubano Guillermo Perez Dressler, dado que poucos conhecem, e um nome que infelizmente foi ofuscado pelo mais famoso de Gustave Eiffel, a quem se atribui-lhe totalmente a criação e construção da torre, mesmo que esta não seja a realidade. Guillermo Perez Dressler, mais conhecido como Guillaume Dressler, nasceu em 1860 na vila de Guanabacoa. Foram seus pais Juan Perez Zúñiga nascido em Cuba de pais espanhóis e Purificação Dressler de la Portilla, de pai escocês e mãe cubana. Desde muito cedo, Guillermo mostrou um grande talento para desenho e arquitetura, o que fez com que seus pais se mudassem para Havana para dar ao garoto as possibilidades de estudar arquitetura na capital. Logo depois de completar 15 anos, o pai de Guilherme morre e a família fica falida, então o jovem é obrigado a abandonar os estudos e procurar emprego como aprendiz de boticário em uma farmácia. Um dos seus professores, convencido de que o garoto possui um grande talento e que pode vir a ser um nome na arquitetura nacional, consegue-lhe através de uma família poderosa do Vedado uma bolsa para ir estudar na Sorbonne. Com 16 anos chega a Paris William Perez Dressler, que muito em breve se adapta à vida parisiense e muda o seu nome para o mais cosmopolita de Guillaume Dressler. Aos 21 anos gradua-se com honras pela prestigiada Sorbonne e consegue um emprego na firma Dumouriez, Valmy et Frères, onde rapidamente se torna um dos seus melhores arquitetos sendo responsável pela reedificação da ponte Peronet e pela construção da autoestrada Vichy-Nantes. Além disso, projeta totalmente o Edifício Charpentier e a Catedral de Bersy. Em 1886 após a morte do Rei Ludwig Segundo da Baviera, a família real contrata-o para construir o túmulo do monarca em Munique. Seguem-se a construção do Nomer Platz também em Munique e o Hotel Ciboulette du Lac no coração de Montmartre. A vida de Guillaume Dressler muda radicalmente a partir de fevereiro de 1887 quando o seu ex-professor de La Sorbonne, o arquiteto e pedagogo Gravier de Vergennes apresenta Gustave Eiffel, que está à procura de um assistente para a construção da sua famosa torre. A química entre Dressler e Eiffel é instantânea e em breve o cubano, agora cidadão francês, torna-se o braço direito do famoso arquiteto, que deposita nele toda confiança, a ponto de lhe permitir corrigir vários dos seus desenhos e nomeá-lo administrador executivo da obra. Eiffel, que além da torre tem vários projetos em construção ao mesmo tempo, até permite a Guillaume projetar na sua totalidade um quarto da torre, embora isso nunca tenha sido creditado publicamente ao arquiteto cubano. Outro segredo muito bem guardado é que Eiffel sofria de vertigens e nunca subiu à sua própria torre. O pânico de alturas só permitiu que Eiffel subisse ao primeiro andar da torre. De lá em diante, o encarregado da peça foi Dressler. Elo por elo, o cubano estava supervisionando a construção da torre até sua totalidade. A Torre Eiffel foi inaugurada em 31 de março de 1889 com a presença de Eiffel e Dressler. Enquanto Eiffel fingia estar ocupado conversando com dignitários de vários países debaixo da torre, foi Dressler que levou a imprensa mundial para a cimeira do monumento e serviu de anfitrião, pois Eiffel não era capaz de fazê-lo devido às suas crises de vertigens. Em julho de 1889 Guillaume Dressler é convocado para a Inglaterra pela Rainha Vitória, que entusiasmada com o seu trabalho na torre, o contrata para construir o Museu Victoria and Albert e Gardens nos arredores de Londres. Dressler aceitou a comissão e partiu para Inglaterra no HMS Forepina no dia 4 de agosto de 1889. O navio foi vítima de uma tempestade e naufragou. Apenas quatro pessoas sobreviveram ao naufrágio. Guillaume Dressler não foi uma delas. Pereceu nas águas do Estreito de Dover. O corpo dele nunca foi encontrado. Infelizmente, com ele também morreu o seu grande contributo para a construção da Torre Eiffel.  O tempo foi ofuscando seu nome pouco a pouco até apagá-lo completamente, e hoje só Gustave Eiffel é reconhecido como único criador e construtor da torre que leva seu nome. Quando se pensa na Torre Eiffel, pensa-se na França, não em Cuba. Mesmo sendo Cuba responsável 50% da sua glória". De Lisbeht Diaz

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CHICLETS!

Os Chiclets foram inventados por Thomas Adams, um empresário americano do século XIX. Ele experimentou com a seiva do chicle, uma substância natural extraída de árvores da América Central, e desenvolveu o Chiclets como um produto de goma de mascar. Esta inovação ocorreu por volta de 1870, marcando um marco importante no desenvolvimento do chiclete moderno como conhecemos hoje.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A TEORIA DA RELATIVIDADE EM NOSSO DIA A DIA: A CORREÇÃO DO GPS.

De acordo com a teoria da relatividade o tempo irá passar mais lentamente para objetos submetidos a forte gravidade e que se deslocam em maior velocidade. Os relógios dos satélites GPS estão orbitando ao redor da Terra a 20.000 km de altitude e se movendo a uma velocidade de 14.000 km/h. Devido à elevada altitude, eles experimentam uma gravidade quatro vezes mais fraca do que a da superfície terrestre, o que faz com que andem cerca de 45 microssegundos* mais rápido por dia. Por outro lado, a alta velocidade de deslocamento faz com que andem aproximadamente sete microssegundos mais devagar por dia. O resultado é que o tempo no relógio de satélite GPS adianta cerca de 38 microssegundos por dia, em relação a um relógio na superfície terrestre. Obviamente esse atraso da ordem de milionésimos de segundos é infinitesimalmente pequeno para ser percebido por nós. No entanto, se tais efeitos não forem contabilizados e corrigidos adequadamente, ocorrerão erros inaceitavelmente grandes na navegação do GPS.  A base tecnológica do GPS está em relógios atômicos extremamente precisos e estáveis e que são ajustados eletronicamente. Os satélites emitem regularmente a sua posição e a hora exata de seu relógio. As localizações dos receptores de GPS dos celulares são determinadas a partir dessas informações. Se a diferença de 38 microssegundos por dia dos relógios dos satélites -devido a relatividade- não fosse corrigida, teríamos erros de navegação da ordem de 10 km por dia!  Muitos ainda não se dão conta do quanto a ciência está presente em nosso dia a dia. Sem ela é difícil conduzir prosperamente um planeta com 8 bilhões de seres humanos. *1 microssegundo = 0,000001 segundo. ENTENDEU TUDIM!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A GRANDE MURALHA DA INDIA!

Todo mundo conhece a Grande Muralha da China, mas poucos conhecem a Grande Muralha da Índia, porque não é ensinado na escola. A muralha que foi construída ainda antes da muralha da China. Esta parede circunda o forte de Kumbalgarh, localizado no oeste da Índia. O comprimento da parede é de cerca de 36 km e a largura em alguns lugares chega a 8 metros. Apesar de inúmeras tentativas, a muralha nunca foi destruída durante as guerras. Uma parede semelhante também existe na Sibéria, que novamente ninguém sabe... Porque se não for ensinado na escola... quer dizer que não existe!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOLSTÍCIO DE INVERNO

O que significa? Solstício de Inverno é um fenômeno da astronomia que marca o início do Inverno. Tendo como referência o Hemisfério Sul, o solstício de inverno é o instante em que o Hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. O termo solstício tem a sua origem no latim solstitius que significa "ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar". Consiste em sol + sistere que significa "parado". No solstício de inverno acontece o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa do ano, em termos de iluminação por parte do Sol. O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a estes acontecimentos a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios do planeta Terra. Solstício de Inverno no Hemisfério Sul: Quando os países do Hemisfério Sul, como é o caso do Brasil, estão passando pelo Solstício de Inverno, os países do Hemisfério Norte estão passando pelo fenômeno contrário: o Solstício de Verão. Assim, são fenômenos que acontecem em momentos opostos, dependendo do hemisfério em que um determinado país se encontra. Por esse motivo, quando é Inverno no Brasil (Hemisfério Sul), é Verão em Portugal (Hemisfério Norte) e vice-versa.

NEWS / ATUALIDADES. (05-07-24)

 MULHERES!

·         Você já pensou se no mundo todo, somente as mulheres, as fêmeas pudessem governar? Garanto que a testosterona humana seria dirigida para outras funções e objetivos. Existiriam pouquíssimas guerras e confusões. Tudo se resolveria em um maravilhoso chá das 16h da tarde, com todas se divertindo e resolvendo os problemas da humanidade. Um bom exemplo na perfeição da natureza, e dos animais, ditos irracionais,  são os elefantes, os macacos, as abelhas, as orcas, as hienas, os leões, etc., onde a fêmea Alfa, a mais velha, é quem governa o bando. - Existiria um conselho das mulheres mais sábias, com mais experiencia de vida, para opinar sobre os assuntos de estado, orientando as ministras de cada setor, para inibir erros e criar objetivos em prol do bem comum! Havendo um problema a ser resolvido, seria convocado este conselho, e as pessoas com conhecimento para apresentarem suas sugestões a melhor solução do mesmo seriam convocadas. Tudo seria resolvido com sabedoria e consenso. E os homens, ah os homens, fariam exatamente o que já fazem, obedeceriam a suas mulheres, sem criar confusões, ou colocar o ego e orgulho a frente do bem comum. Vamos pensar a respeito, que a solução de todos os problemas do mundo, pode estar bem a nossa frente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MARIDOS !!!

Fascinado com as tarefas domésticas, o marido resolveu lavar sua própria camiseta. Pouco depois de ter chegado perto da máquina de lavar, gritou para a esposa: - Amor!!!!... - Que programa de lavagem devo usar na máquina? - Depende da roupa - respondeu a esposa - O que diz na camiseta? - Ele gritou outra vez, muito feliz: - "Eu amo Floripa"!...  -  Desabafo da esposa: - E ainda falam das loiras!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A ERA DIGITAL!

No começo diziam que o papel seria extinto, por não ser mais necessário. E hoje, gastamos mais papel do que antes. Porém, a transformação do mundo em era digital, trouxe também, o crime junto a ela, onde os “hackers”, pessoas de uma inteligência absurda, criam a cada minuto, uma maneira nova de burlar a segurança dos programas, com roubos e fraudes no sistema. A humanidade é feita infelizmente, de pessoas boas, e más, e as más, muita das vezes, estragam tudo de bom que as boas a duras penas criam, objetivando a melhoria e o bem comum da humanidade. O ser humano nasce e vive sob a condição do livre arbítrio, cada um podendo fazer as próprias regras, acima do consenso e normas sociais, porém sujeitando-se as penalidades impostas pela sociedade, quando não obedecidas as normas estipuladas como necessárias ao bem viver. Ainda irão passar décadas, centenas de anos, até que o equilíbrio social seja atingido, e não existam mais crimes contra o patrimônio e a pessoa humana. É inerente ao ser humano o orgulho, a arrogância, e a cobiça, que promovem a desordem, e o caos entre as pessoas. Infelizmente, desde os primórdios da raça humana isso não tem solução aparente, por cada indivíduo, ter objetivos e necessidades diferentes. - E assim caminha a humanidade!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

HISTÓRIAS DE CHICO XAVIER!

Chico Xavier contava que o espírito mais iluminado que ele viu em sua vida, era um jovem soldado romano que foi acusado pelas autoridades da época de esconder Jesus, quando Jesus desapareceu por uns dias. Ele foi julgado e condenado, acusado pelos próprios colegas soldados de ser cristão e saber onde Jesus tinha se escondido. E foi levado até a frente da autoridade de plantão, e a ele, desassombrado como todo jovem de 18 anos foi perguntado: - Onde está Jesus? Você sabe, diga logo onde Jesus se escondeu. E Chico contava isso em lágrimas, porque fora Emmanuel quem lhe fez a narrativa, porque o médium tivera a visão da história. O rapaz de imediato respondeu: - Queres encontrar Jesus? Ele está aqui, no meu coração! É sem pensar duas vezes, a autoridade responde: - Há é? Pois então arranque-lhe o coração! E ali mesmo os soldados pegaram uma faca e arrancaram o coração do colega, com ele vivo, que vai ao chão. Naturalmente morto. Quando Emmanuel contou isso a Chico, este de repente, ficou cego dentro do quarto onde estava. E quando procurou saber por que havia ficado cego, ele viu o rapaz no quarto dele. A luz que saia do peito dele, do coração que faltava, era tão intensa que Chico olhou pela janela e viu que o quarteirão onde morava estava todo iluminado por uma luz dourada extraordinária. É Chico contava: - Esse foi o espírito mais iluminado que eu já vi em toda minha vida, porque ele havia tido o coração arrancado, pois ali era a morada de Jesus. Via Célia Rodrigues

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------A ARCA DE NOÉ DA SILVA - (o brasileiro)

 Um dia, o Senhor chamou Noé da Silva e lhe disse: - Dentro de seis meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que todo o Brasil seja coberto pelas águas. Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal. Vai e constrói uma arca de madeira. No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu. Noé da Silva chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar, furiosa, entre as nuvens. - Onde está a arca, Noé? -Perdoe-me, Senhor - suplicou o homem. Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas: Primeiro tentei obter uma licença da Prefeitura, mas, para isso, além das altas taxas para obter o alvará, me pediram ainda uma contribuição para a campanha da prefeita à reeleição. Precisando de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimos, mesmo aceitando aquelas taxas de juros. Afinal, nem teriam mesmo como me cobrar depois do dilúvio. O Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar, subornando um funcionário. Começaram então os problemas com o Ibama para a extração da madeira. Eu disse que eram ordens suas, mas eles só queriam saber se eu tinha "projeto de reflorestamento" e um tal de "plano de manejo". Nesse meio tempo, o Ibama descobriu também uns casais de animais guardados em meu quintal. Além da pesada multa, o fiscal falou em "prisão inafiançável" e eu acabei tendo que matar o fiscal, porque para esse crime a lei é mais branda. Quando resolvi começar a obra, na raça, apareceu o CREA e me multou porque eu não tinha um engenheiro naval responsável pela construção. Depois, apareceu o Sindicato exigindo que eu contratasse seus marceneiros com garantia de emprego por um ano e carteira assinada. Veio em seguida a Receita Federal, falando em "sinais exteriores de riqueza" e também me multou. Finalmente, quando a Secretaria de Meio Ambiente pediu o "Relatório de Impacto Ambiental" sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Brasil. Aí quiseram me internar num hospital psiquiátrico. Sorte que o INSS estava em greve. Noé da Silva terminou o relato chorando, mas notou que o céu clareava e perguntou: -Senhor, então não irás mais destruir o Brasil?  - Não! - respondeu a voz entre as nuvens. Pelo que ouvi de ti, Noé, cheguei tarde. - Alguém já se encarregou de fazer isso!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROBLEMAS FAMILIARES.

Um homem foi trazido perante o juiz e acusado de necrofilia, por ter feito sexo com um cadáver feminino. Disse-lhe o juiz: - Em 20 anos de magistratura, nunca ouvi uma coisa tão nojenta e imoral. Dê-me uma única razão para eu não pô-lo na cadeia e jogar fora a chave! O homem respondeu: Vou lhe dar não uma, mas TRÊS boas razões: 1º) Não é da sua conta, 2º) Ela era minha esposa; e...3º) Eu não sabia que ela estava morta... ela sempre agia assim!!! – OBS:  Foi absolvido na hora!!! * * *

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A MAGNÍFICA JUSTIÇA AMERICANA...

Você já ouviu falar de Stella Liebeck, a senhora de 81 anos que se queimou com café quente enquanto tentava beber e dirigir ao mesmo tempo? Pois é..Dona Stella ganhou uma indenização do McDonald´s.
Em sua homenagem, foi criado nos EUA o Prêmio Stella, para sentenças judiciais verdadeiras, mas absurdas. Alguns favoritos do ano: 1 - Carl Truman, 19 anos, de Los Angeles, ganhou o reembolso de despesas médicas e US$ 74 mil de indenização do motorista de um carro que passou em cima de sua mão. O motorista deu partida e andou, sem perceber que Truman estava roubando suas calotas. 2 - Terence Dickson, de Bristol, roubou uma casa e quis sair pela garagem. Portão enguiçado. Tentou voltar para a casa, mas a porta tinha batido e se trancara. Passou oito dias na garagem, com algumas latas de Pepsi e um saco de ração de cachorro. Só saiu quando os donos voltaram de viagem. Ganhou US$ 500 mil de indenização por "angústia mental indevida". 3 - Merv Grazinski, de Oklahoma, levou o motor-home para a estrada, regulou a velocidade em 120 km/h e saiu do volante para fazer um cafezinho. O motor-home saiu da pista e capotou. Grazinski processou a fábrica porque o manual não dizia que o motorista precisa ficar na direção com o veículo em movimento. Ganhou um motor-home novo, mais US$ 1,75 milhão de indenização.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sabedoria Zen:

 Perguntou o discípulo ao mestre: Como nos tornamos sábios? O Mestre respondeu: - Boas escolhas.  E como fazemos boas escolhas? - Experiência - acrescentou o Mestre. E como adquirimos experiência? - voltou o discípulo. - Más escolhas - disse o Mestre.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARA SER MAIS FELIZ - (Roberto Shinyashiki)

NO AMOR - Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você.   Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.   E se estiver amando, declare o seu amor. Cada vez mais, devemos exercer o nossodireito de buscar o que  queremos (sobretudo no amor). Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.   Arrisque! O amor não é para covardes.Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir.   E o único risco será o de engordar, mas  lembre-se.Curta muito a sua companhia ." Casamento dá certo para quem não  é dependente.Aprenda a viver feliz - mesmo sem homem/mulher ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: VOCÊ! NA AMIZADE - Tenha amigos vencedores.   Campeões falam de, e, com campeões. Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.   Celebre as vitórias. Compartilhe o  sucesso,mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes. NO PESSOAL - Perdoe! Enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também. Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo,especialmente para agradecer.   Reze antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes de inspiração.Todo dia temos a opção de viver plenamente. Afinal de contas, ATITUDE É TUDO!!!"

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------MENTIROSO !

 Um cara engravatado entra na lojinha do Assaf na Rua 25 de Março, e olha  com desprezo para o balcão escuro, as roupas penduradas em ganchos e o chão  de tacos de madeira sem polimento. O Assaf se irrita com o desprezo do sujeito e resmunga: - Está olhando feio bra lujinha de Assaf? Com este lujinha Assaf tem abartamento Ibanema, tem casa Búzios, tem casa Gambos da Jordão, tem casa Riviera do Zão Lourenzo, tem abartamento Beirute,  tem filho estuda medicina Estados Unidos, tem filha estuda moda Baris, - Tudo só com lujinha! - O sujeito vira e diz:- O senhor sabe quem eu sou?  - Non - Eu sou fiscal do Imposto de Renda!  - Muito brazer! Eu zou Assaf, maior filho de “buta”, mentiroso de Rua 25 de Março! 

Postagens populares